INVESTIGANDO O SABER - FAZER DO ESTUDANTE NO CAMPO DA FUNÇÃO AFIM: um estudo do desenvolvimento da organização praxeológica do estudante a partir de um recurso manipulável

  • Autor
  • Anderson Euclides da Silva
  • Co-autores
  • José Pedro da Silva , Maria Bianca Bezerra , William Rodrigues dos Santos , Lidiane Pereira de Carvalho , Cristiane de Arimatéa Rocha
  • Resumo
  • Este trabalho, disposto em uma pesquisa qualitativa, teve como objetivo investigar como a organização praxeológica de estudantes do 1° ano do ensino médio, nos permite perceber as possíveis contribuições de um recurso manipulável para o ensino de Função Afim. Foi realizada uma intervenção pelos participantes do PIBID, na qual foi trabalhado o conceito de Função Afim através de uma atividade prática, com a utilização do recurso, buscando analisar as potencialidades da ação realizada. Assim, analisamos as respostas dos estudantes às tarefas propostas, dialogando sobre as técnicas utilizadas e definindo as tecnologias que as justificam, bem como a teoria que as envolve. As respostas indicam que o recurso tem potencial para o ensino de função, mas que alguns erros inerentes da prática experimental demandam a orientação e reflexão por parte do professor.

  • Palavras-chave
  • Função Afim, Recursos, Experimento, Teoria Antropológica do Didático.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Processo de Ensino e Aprendizagem
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ISBN 978-65-01-82059-0

  • Processo de Ensino e Aprendizagem
  • Políticas Públicas e Identidade Docente
  • Política Educacional, avaliação e currículo
  • Educação, diversidade e interculturalidade
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e valores
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
  • Alfabetização e Letramentos
  • Formação Inicial e Continuada de Professores

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