Esta comunicação oral tem como objetivo apresentar e analisar as experiências vivenciadas pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola Técnica Estadual Maria José Vasconcelos, em Bezerros-PE. A pesquisa, de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, buscou compreender as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos pibidianos e seus impactos na formação docente e na comunidade escolar. Foram realizadas diversas atividades, como jogos matemáticos, gincanas, uso de tecnologias digitais e metodologias diferenciadas, sempre em articulação com a professora supervisora. A coleta de dados por meio de questionário aplicado aos estudantes revelou que a atuação dos bolsistas foi avaliada positivamente, sendo reconhecida como organizada, inovadora e capaz de contribuir para a aprendizagem e para o ambiente escolar. Os resultados apontam que o PIBID se constitui como um espaço de diálogo entre universidade e escola, fortalecendo a prática pedagógica e promovendo a formação de futuros professores mais críticos, reflexivos e preparados para os desafios da educação básica.
ISBN 978-65-01-82059-0
Comissão Organizadora
Pibid/RP
Emilly Vitória de Oliveira
Maria Gabriele de Oliveira
Comissão Científica