O PIBID constitui um espaço privilegiado de formação docente e de aprendizagens compartilhadas, no qual licenciandos e estudantes do Ensino Médio constroem saberes de forma colaborativa. Este relato apresenta ações pedagógicas desenvolvidas no subprojeto de Química da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), realizadas com duas turmas de estudantes do 2º ano do Ensino Médio numa escola localizada em Santa Cruz do Capibaribe - PE. A investigação seguiu uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo, orientada pela integração entre teoria e prática no ensino de Química. O percurso metodológico foi estruturado em quatro momentos: (i) visita de campo ao rio Capibaribe e roda de conversa, permitindo reflexões críticas sobre a realidade socioambiental; (ii) Sequência investigativa sobre soluções, articulando teoria, prática e retomada de conceitos; (iii) revisão coletiva de conteúdos para avaliação escolar, fortalecendo a cooperação entre pares; e (iv) participação em espaço universitário, no qual os estudantes vivenciaram a apresentação de trabalhos desenvolvidos na escola e dialogaram com diferentes públicos. Os resultados evidenciaram que as experiências vividas contribuíram para aprendizagens dos estudantes, estimulando o pensamento crítico, a consciência socioambiental e o protagonismo juvenil. Além disso, reforçaram a importância do PIBID como espaço de inovação pedagógica, de aproximação entre escola e universidade e de valorização da escola pública, fortalecendo a identidade docente em formação e uma educação crítica, reflexiva e transformadora.
ISBN 978-65-01-82059-0
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Pibid/RP
Emilly Vitória de Oliveira
Maria Gabriele de Oliveira
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