O artigo apresenta um relato de experiências vivenciadas por licenciandos em Química no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), em uma escola pública de Santa Cruz do Capibaribe–PE, entre fevereiro e julho de 2025. As atividades desenvolvidas incluíram práticas experimentais, jogos didáticos, revisões de conteúdos com o uso de tecnologias digitais e participação dos estudantes em eventos acadêmicos. A metodologia foi qualitativa, de caráter descritivo, configurando-se como um relato de experiência. Os resultados mostraram que as intervenções pedagógicas favoreceram o protagonismo estudantil, a motivação para o aprendizado de Química e a conexão entre conhecimento científico e situações do cotidiano. Além disso, a participação em eventos universitários ampliou as perspectivas acadêmicas dos alunos da Educação Básica, enquanto para os bolsistas o PIBID representou um espaço formativo essencial para o desenvolvimento de competências pedagógicas e fortalecimento da identidade docente. Conclui-se que o programa é uma importante política pública para a formação inicial de professores e para a melhoria da educação básica.
ISBN 978-65-01-82059-0
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Emilly Vitória de Oliveira
Maria Gabriele de Oliveira
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