A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O CONTEXTO DO PIBID NA ETE NELSON BARBALHO, CARUARU-PE

  • Autor
  • Eduardo José Serafim dos Santos
  • Co-autores
  • Jakellyne Cantilino da Silva , Macilio Serafim de Lima , Heydson Henrique Brito da Silva , Jefferson Stênio Gonçalves Bezerra
  • Resumo
  • Resumo: Este trabalho apresenta uma intervenção didática realizada na ETE Nelson Barbalho no âmbito do PIBID, voltada ao ensino de Física por meio da experimentação com materiais de baixo custo. A proposta buscou ligar conceitos ao cotidiano dos alunos, promovendo aprendizagem ativa, desenvolvimento de habilidades práticas. Os resultados indicam que a experimentação favorece a compreensão conceitual, a participação dos estudantes e a formação docente, mostrando-se uma estratégia eficaz para tornar o ensino de Física mais significativo.

     
  • Palavras-chave
  • Palavras-chave: Ensino de Física; Experimentação; Materiais de baixo custo; Metodologias ativas; Formação docente.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Processo de Ensino e Aprendizagem
Voltar Download

ISBN 978-65-01-82059-0

  • Processo de Ensino e Aprendizagem
  • Políticas Públicas e Identidade Docente
  • Política Educacional, avaliação e currículo
  • Educação, diversidade e interculturalidade
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e valores
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
  • Alfabetização e Letramentos
  • Formação Inicial e Continuada de Professores

Comissão Organizadora

Pibid/RP
Emilly Vitória de Oliveira
Maria Gabriele de Oliveira

Comissão Científica