A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA: REFLEXÕES E VIVÊNCIAS ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS E EXPERIMENTAIS

  • Autor
  • Débora de Oliveira Cavalcante
  • Co-autores
  • Bruno César da Silva Alves , Jefferson Stênio Gonçalves Bezerra , Heydson Henrique Brito da Silva
  • Resumo
  • Este relato apresenta experiências do subprojeto de Física do PIBID em uma escola técnica do agreste pernambucano. O programa tem papel essencial na formação inicial docente, pois insere os licenciandos no cotidiano escolar e favorece a articulação entre teoria e prática. As atividades realizadas buscaram aproximar a Física dos estudantes por meio de práticas lúdicas e experimentais, superando o ensino tradicional. A metodologia foi qualitativa, com observações, registros em diário de campo e reflexões coletivas. Os resultados mostram maior interesse dos alunos pela disciplina e maior compreensão dos futuros professores sobre os desafios e possibilidades do ensino de Física. Conclui-se que o PIBID contribui para a valorização da educação básica e para a formação de professores críticos e contextualizados. 

  • Palavras-chave
  • PIBID, Ensino de Física, Formação Docente, Experimentos
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Processo de Ensino e Aprendizagem
Voltar Download

ISBN 978-65-01-82059-0

  • Processo de Ensino e Aprendizagem
  • Políticas Públicas e Identidade Docente
  • Política Educacional, avaliação e currículo
  • Educação, diversidade e interculturalidade
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e valores
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
  • Alfabetização e Letramentos
  • Formação Inicial e Continuada de Professores

Comissão Organizadora

Pibid/RP
Emilly Vitória de Oliveira
Maria Gabriele de Oliveira

Comissão Científica