O presente trabalho teve como objetivo investigar, a partir do PIBID, a relação entre a Educação Ambiental, o uso de metodologias investigativas e recursos lúdicos aplicados em práticas acessíveis para combater o Aedes aegypti ligados ao ensino de química. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), foram registrados mais de 7,6 milhões de casos de suspeita de dengue no mundo. No Brasil, apenas no ano de 2024, entre a primeira e a vigésima sexta semana, a OMS sinalizou mais de 6 mil ocorrências de dengue. A pesquisa adotou uma abordagem básica qualitativa, de natureza investigativa e exploratória, com ênfase em metodologias ativas. As atividades envolveram a experimentação do repelente caseiro – como uma alternativa para substituir o repente industrializado – e a aplicação de um jogo de tabuleiro, com uma turma do 2° ano do Ensino Médio da Escola de Referência em Ensino Médio Alexandre Cavalcanti, PE. As estratégias pedagógicas buscaram-se promover a aprendizagem dos estudantes de forma ativa a respeito da sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente. Os resultados indicam que, durante a experimentação, as indagações dos estudantes favorecem uma aprendizagem ativa e participativa. Contudo, na implementação do jogo foi possível observar que os alunos apresentaram dificuldades em compreender situações socioambientais reais. Conclui-se, que o engajamento ativo dos estudantes e o interesse em questionar evidenciaram a construção de uma aprendizagem significativa diante dos desafios socioambientais.
ISBN 978-65-01-82059-0
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Pibid/RP
Emilly Vitória de Oliveira
Maria Gabriele de Oliveira
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