O presente relato descreve uma experiência didática realizada por quatro bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculados ao curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A atividade foi desenvolvida e aplicada em duas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental II da Escola de Tempo Integral Prefeito João Lyra Filho, localizada na cidade de Caruaru–PE. Com o objetivo de tornar o ensino de ângulos mais dinâmico e interessante, foi aplicado um jogo da memória elaborado especialmente para a identificação e classificação dos tipos de ângulos (agudo, reto, obtuso, raso e giro). O jogo consistia em cartas contendo representações numéricas e nomenclaturas dos ângulos, permitindo que os estudantes fizessem associações lúdicas entre conceito e representação numérica. A metodologia adotada favoreceu o engajamento dos alunos, despertando interesse e participação ativa na aula. Além de reforçar os conteúdos geométricos previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a prática também possibilitou o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como cooperação, respeito às regras e trabalho em equipe. Para os pibidianos, a ação proporcionou uma oportunidade rica de mediação pedagógica, planejamento e observação crítica em ambiente escolar real. A experiência evidenciou o potencial das metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem da matemática e mostrou a importância do PIBID na formação de professores reflexivos, criativos e comprometidos com práticas inovadoras e inclusivas.
ISBN 978-65-01-82059-0
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Pibid/RP
Emilly Vitória de Oliveira
Maria Gabriele de Oliveira
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