Explorando Ângulos com Jogos: Uma Vivência Docente no Contexto do PIBID

  • Autor
  • Carlos Roberto da Silva Neto
  • Co-autores
  • Adriani Debora Moraes Cardoso , Jonas Neves da Silva , José Eduardo Rodrigues Beserra , Inglid Teixeira da Silva
  • Resumo
  •  

    O presente relato descreve uma experiência didática realizada por quatro bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculados ao curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A atividade foi desenvolvida e aplicada em duas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental II da Escola de Tempo Integral Prefeito João Lyra Filho, localizada na cidade de Caruaru–PE. Com o objetivo de tornar o ensino de ângulos mais dinâmico e interessante, foi aplicado um jogo da memória elaborado especialmente para a identificação e classificação dos tipos de ângulos (agudo, reto, obtuso, raso e giro). O jogo consistia em cartas contendo representações numéricas e nomenclaturas dos ângulos, permitindo que os estudantes fizessem associações lúdicas entre conceito e representação numérica. A metodologia adotada favoreceu o engajamento dos alunos, despertando interesse e participação ativa na aula. Além de reforçar os conteúdos geométricos previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a prática também possibilitou o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como cooperação, respeito às regras e trabalho em equipe. Para os pibidianos, a ação proporcionou uma oportunidade rica de mediação pedagógica, planejamento e observação crítica em ambiente escolar real. A experiência evidenciou o potencial das metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem da matemática e mostrou a importância do PIBID na formação de professores reflexivos, criativos e comprometidos com práticas inovadoras e inclusivas.

     

  • Palavras-chave
  • Ângulos, jogo, metodologia, PIBID, experiência.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Processo de Ensino e Aprendizagem
Voltar Download

ISBN 978-65-01-82059-0

  • Processo de Ensino e Aprendizagem
  • Políticas Públicas e Identidade Docente
  • Política Educacional, avaliação e currículo
  • Educação, diversidade e interculturalidade
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e valores
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
  • Alfabetização e Letramentos
  • Formação Inicial e Continuada de Professores

Comissão Organizadora

Pibid/RP
Emilly Vitória de Oliveira
Maria Gabriele de Oliveira

Comissão Científica