EXPERIÊNCIAS DE ENSINO DE ELETRICIDADE NO PIBID: ATIVIDADES COM CIRCUITOS SIMULADOS E EXPERIMENTAIS

  • Autor
  • Felipe de Oliveira Rodrigues da Silva
  • Co-autores
  • Levi Severino de Sousa , Wandisson Neres Bezerra , Jefferson Stênio Gonçalves Bezerra
  • Resumo
  • RESUMO

     

    Este artigo apresenta um relato de experiência desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), realizado junto às turmas do 3º ano do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual Nelson Barbalho (Caruaru-PE). As ações tiveram como foco o ensino de eletricidade a partir da realização de atividades práticas e simuladas. Foram propostas intervenções pedagógicas com uso do software Tinkercad para a simulação de circuitos, a construção de um circuito experimental utilizando água e sal, experimentos sobre associações de resistores em série e paralelo, bem como a demonstração do gerador de Van de Graaff, que despertou grande interesse entre os estudantes e na comunidade escolar. As atividades buscaram integrar teoria e prática, favorecendo a aprendizagem significativa, a curiosidade e a participação dos estudantes. Os resultados, analisados a partir de relatórios escritos e observações, indicaram que a abordagem experimental contribuiu para uma melhor compreensão dos conceitos de corrente elétrica, resistência e associação de resistores, além de despertar o interesse dos alunos pela disciplina. O trabalho também possibilitou reflexões sobre a prática docente e os desafios da inclusão, uma vez que um dos autores é pessoa com deficiência visual em processo de formação docente, o que reforçou a importância de adaptações e da cooperação coletiva.

  • Palavras-chave
  • experimentação, eletricidade, ensino, inclusão.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Processo de Ensino e Aprendizagem
Voltar Download

ISBN 978-65-01-82059-0

  • Processo de Ensino e Aprendizagem
  • Políticas Públicas e Identidade Docente
  • Política Educacional, avaliação e currículo
  • Educação, diversidade e interculturalidade
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e valores
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
  • Alfabetização e Letramentos
  • Formação Inicial e Continuada de Professores

Comissão Organizadora

Pibid/RP
Emilly Vitória de Oliveira
Maria Gabriele de Oliveira

Comissão Científica