RESUMO
Este artigo apresenta um relato de experiência desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), realizado junto às turmas do 3º ano do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual Nelson Barbalho (Caruaru-PE). As ações tiveram como foco o ensino de eletricidade a partir da realização de atividades práticas e simuladas. Foram propostas intervenções pedagógicas com uso do software Tinkercad para a simulação de circuitos, a construção de um circuito experimental utilizando água e sal, experimentos sobre associações de resistores em série e paralelo, bem como a demonstração do gerador de Van de Graaff, que despertou grande interesse entre os estudantes e na comunidade escolar. As atividades buscaram integrar teoria e prática, favorecendo a aprendizagem significativa, a curiosidade e a participação dos estudantes. Os resultados, analisados a partir de relatórios escritos e observações, indicaram que a abordagem experimental contribuiu para uma melhor compreensão dos conceitos de corrente elétrica, resistência e associação de resistores, além de despertar o interesse dos alunos pela disciplina. O trabalho também possibilitou reflexões sobre a prática docente e os desafios da inclusão, uma vez que um dos autores é pessoa com deficiência visual em processo de formação docente, o que reforçou a importância de adaptações e da cooperação coletiva.
ISBN 978-65-01-82059-0
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Pibid/RP
Emilly Vitória de Oliveira
Maria Gabriele de Oliveira
Comissão Científica