O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) possibilita ao docente, em formação vivências em sala de aula e o compartilhamento de experiências que contribuem para seu desenvolvimento profissional. Este trabalho descreve a construção de jogos e experiências pedagógicas com enfoque em temáticas da Química, elaborados por bolsistas do PIBID de Química, da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste, em parceria com estudantes do Ensino Médio da Escola de Referência de Ensino Médio o Pio XII, localizada no município de São Caetano no agreste pernambucano. A pesquisa apresenta uma análise qualitativa fundamentada na abordagem sociointeracionista de Vygotsky, descrevendo o processo de elaboração e aplicação desses jogos e experiências, a fim de verificar se houve desenvolvimento da aprendizagem dos conceitos trabalhados ao longo do ano letivo, bem como compreender de que forma a participação ativa dos estudantes contribuiu para os resultados alcançados. A metodologia baseia-se na construção e aplicação de dois jogos didáticos e um experimento simples Desafio Atômico; Corrida das Reações; e o experimento Simulação de uma Erupção Vulcânica. A análise dos dados evidenciou que a utilização de jogos didáticos no ensino de Química favoreceu a participação ativa dos estudantes, a interação entre pares e a mobilização de conhecimentos prévios, promovendo a aprendizagem de forma mais dinâmica e significativa. Além disso, destacou-se a relevância do PIBID na formação inicial de professores, uma vez que a inserção no ambiente escolar proporcionou aos licenciandos a ampliação de seus saberes, o desenvolvimento da prática docente e a construção de uma formação profissional mais consistente.
ISBN 978-65-01-82059-0
Comissão Organizadora
Pibid/RP
Emilly Vitória de Oliveira
Maria Gabriele de Oliveira
Comissão Científica