O ensino de Física no ensino médio apresenta diversas dificuldades, que vão desde a interpretação de problemas e lacunas em matemática básica até a maior barreira: a falta de conexão entre teoria e prática. Esse cenário acaba gerando desinteresse e afastamento dos estudantes em relação à disciplina. Uma forma de superar tal desafio é a utilização de experimentos simples e acessíveis, preferencialmente construídos pelos próprios alunos, pois além de aproximar os conceitos do cotidiano, estimula a autonomia e a participação ativa em sala de aula. Autores como Feix, Saraiva e Kipper (2012) e Grasselli e Gardelli (2014) destacam a relevância da experimentação e da integração entre teoria e prática para tornar o aprendizado mais significativo.
Nesse contexto, bolsistas do PIBID desenvolveram atividades junto a turmas do 2º ano do ensino médio da Escola de Referência em Ensino Médio Nicanor Souto Maior, em parceria com o professor regente. O trabalho foi estruturado em três etapas: observação das aulas, planejamento dos experimentos e execução das práticas. Os experimentos foram selecionados por serem de baixo custo e de fácil aplicação, permitindo que os alunos participassem ativamente do processo de aprendizagem. Entre os temas explorados destacam-se: transmissão de calor (condução, convecção e radiação), construção de termômetros caseiros, calorimetria e dilatação térmica.
Os resultados mostraram que a experimentação despertou maior interesse e engajamento dos alunos, aproximando os conteúdos de sua realidade cotidiana. Além disso, a realização de hipóteses, cálculos, observações e debates coletivos favoreceu uma aprendizagem mais dinâmica e significativa. Para os bolsistas, a vivência permitiu aplicar os conhecimentos adquiridos na universidade, superar inseguranças, refletir sobre métodos de ensino e ampliar a compreensão sobre os desafios do ensino médio. Assim, o PIBID demonstrou ser uma ferramenta essencial tanto para o fortalecimento da formação docente quanto para a valorização do ensino de Física no contexto escolar.
ISBN 978-65-01-82059-0
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Pibid/RP
Emilly Vitória de Oliveira
Maria Gabriele de Oliveira
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