AÇÕES DO PIBID FÍSICA / CAA VIVENCIADAS COM ALUNOS DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO DA EREM NICANOR SOUTO MAIOR

  • Autor
  • Yrla Clécia de Queirós Araújo
  • Co-autores
  • Carlos Wellerson da Silva Ferreira , Givanildo José Leite , Patrícia Pereira de Mereles , Allan Johnes ferreira de Almeida
  • Resumo
  • O ensino de Física no ensino médio apresenta diversas dificuldades, que vão desde a interpretação de problemas e lacunas em matemática básica até a maior barreira: a falta de conexão entre teoria e prática. Esse cenário acaba gerando desinteresse e afastamento dos estudantes em relação à disciplina. Uma forma de superar tal desafio é a utilização de experimentos simples e acessíveis, preferencialmente construídos pelos próprios alunos, pois além de aproximar os conceitos do cotidiano, estimula a autonomia e a participação ativa em sala de aula. Autores como Feix, Saraiva e Kipper (2012) e Grasselli e Gardelli (2014) destacam a relevância da experimentação e da integração entre teoria e prática para tornar o aprendizado mais significativo.

    Nesse contexto, bolsistas do PIBID desenvolveram atividades junto a turmas do 2º ano do ensino médio da Escola de Referência em Ensino Médio Nicanor Souto Maior, em parceria com o professor regente. O trabalho foi estruturado em três etapas: observação das aulas, planejamento dos experimentos e execução das práticas. Os experimentos foram selecionados por serem de baixo custo e de fácil aplicação, permitindo que os alunos participassem ativamente do processo de aprendizagem. Entre os temas explorados destacam-se: transmissão de calor (condução, convecção e radiação), construção de termômetros caseiros, calorimetria e dilatação térmica.

    Os resultados mostraram que a experimentação despertou maior interesse e engajamento dos alunos, aproximando os conteúdos de sua realidade cotidiana. Além disso, a realização de hipóteses, cálculos, observações e debates coletivos favoreceu uma aprendizagem mais dinâmica e significativa. Para os bolsistas, a vivência permitiu aplicar os conhecimentos adquiridos na universidade, superar inseguranças, refletir sobre métodos de ensino e ampliar a compreensão sobre os desafios do ensino médio. Assim, o PIBID demonstrou ser uma ferramenta essencial tanto para o fortalecimento da formação docente quanto para a valorização do ensino de Física no contexto escolar.

  • Palavras-chave
  • Física, Ensino, Experiências,
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Processo de Ensino e Aprendizagem
Voltar Download

ISBN 978-65-01-82059-0

  • Processo de Ensino e Aprendizagem
  • Políticas Públicas e Identidade Docente
  • Política Educacional, avaliação e currículo
  • Educação, diversidade e interculturalidade
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e valores
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
  • Alfabetização e Letramentos
  • Formação Inicial e Continuada de Professores

Comissão Organizadora

Pibid/RP
Emilly Vitória de Oliveira
Maria Gabriele de Oliveira

Comissão Científica