VYGOTSKY E A TEORIA DO HISTORICO-CULTURAL: DESAFIOS E LIMITAÇÕES CULTURAIS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DA QUÍMICA

  • Autor
  • ADEMIR CICERO RAMOS MELO JUNIOR
  • Co-autores
  • ANA LIVIA ARAUJO OLIVEIRA , ANA BEATRIZ COSTA DA SILVA , NATÁLIA NUNES DOS SANTOS TORRES , RENATO ALVES DE LIMA , ROBERTO ARAÚJO SÁ
  • Resumo
  •  

    O artigo apresenta um estudo de caso realizado em uma turma do 2º ano do Ensino Médio de uma Escola de Referência em Pernambuco, cujo objetivo foi compreender os desafios e limitações culturais no processo de ensino-aprendizagem da Química, fundamentando-se nas teorias histórico-culturais de Vygotsky e nas concepções pedagógicas de Paulo Freire. O referencial teórico adotado destacou a importância da interação social e cultural, bem como do papel mediador do professor no desenvolvimento da Zona de Desenvolvimento Proximal dos estudantes, além da necessidade de relacionar o Ensino da Química com o contexto sociocultural do aluno. A metodologia qualitativa incluiu observações em sala de aula, análise do perfil dos estudantes, acompanhamento de estratégias pedagógicas, uso de recursos didáticos variados, realização de experimentos com materiais do cotidiano e aplicação de atividades avaliativas. Os resultados evidenciaram que a turma apresentava perfis distintos de aprendizagem, com grupos que variavam desde dificuldades em conteúdos matemáticos básicos até maior domínio teórico-prático, sendo que a utilização de metodologias ativas, contextualização  dos conteúdos abordados e a realização de atividades experimentais contribuiu significativamente para o engajamento e a compreensão dos conteúdos. As avaliações mostraram evolução gradual dos estudantes, ainda que persistissem lacunas ligadas à formação matemática prévia. O estudo concluiu que o ensino de Química se torna mais efetivo quando articulado às vivências socioculturais dos alunos, sendo essencial a mediação do professor no uso de recursos diversificados e na construção de pontes entre teoria e prática, bem como na integração interdisciplinar com a Matemática, a fim de garantir uma aprendizagem crítica, reflexiva e significativa.

     

  • Palavras-chave
  • Química, Vygotsky, Histórico-cultural, Zona de Desenvolvimento Proximal, Ensino-aprendizagem
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Processo de Ensino e Aprendizagem
Voltar Download

ISBN 978-65-01-82059-0

  • Processo de Ensino e Aprendizagem
  • Políticas Públicas e Identidade Docente
  • Política Educacional, avaliação e currículo
  • Educação, diversidade e interculturalidade
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e valores
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
  • Alfabetização e Letramentos
  • Formação Inicial e Continuada de Professores

Comissão Organizadora

Pibid/RP
Emilly Vitória de Oliveira
Maria Gabriele de Oliveira

Comissão Científica