Experimentação interdisciplinar no ensino de Ciências: Montagem de uma pilha de baixo custo

  • Autor
  • Edivan Inácio da Silva Cunha Junior
  • Co-autores
  • Izamara Gabryelle Cordeiro da Silva , Évani Daniela Santos , Leticia Santos Martins da Silva , Alessandro Bruno de Sousa Dias , José Ayron Lira dos Anjos
  • Resumo
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    O ensino de Ciências no ensino médio ainda é marcado pela fragmentação entre disciplinas, o que dificulta uma compreensão integrada dos fenômenos naturais. Nesse sentido, a interdisciplinaridade e a experimentação se apresentam como estratégias eficazes para aproximar teoria e prática. Este trabalho teve como objetivo apresentar a montagem de uma pilha de baixo custo como proposta didática interdisciplinar, favorecendo a compreensão de conceitos químicos e físicos. O experimento foi realizado com turmas do ensino médio, utilizando moedas de cobre, arruelas de zinco, papelão embebido em solução salina, fios e LED. As células eletroquímicas foram conectadas em série, gerando cerca de 0,8 V cada, sendo necessário associar várias para acender o LED de 1,5 V. A prática possibilitou discutir oxidação, redução, corrente elétrica e diferença de potencial, despertando interesse e participação dos alunos. Conclui-se que a atividade se mostrou acessível, motivadora e eficaz para promover interdisciplinaridade e aprendizagem efetiva em Ciências.

     

  • Palavras-chave
  • experimentação, interdisciplinaridade, ciências, ensino médio.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Processo de Ensino e Aprendizagem
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ISBN 978-65-01-82059-0

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