O ensino de Ciências no ensino médio ainda é marcado pela fragmentação entre disciplinas, o que dificulta uma compreensão integrada dos fenômenos naturais. Nesse sentido, a interdisciplinaridade e a experimentação se apresentam como estratégias eficazes para aproximar teoria e prática. Este trabalho teve como objetivo apresentar a montagem de uma pilha de baixo custo como proposta didática interdisciplinar, favorecendo a compreensão de conceitos químicos e físicos. O experimento foi realizado com turmas do ensino médio, utilizando moedas de cobre, arruelas de zinco, papelão embebido em solução salina, fios e LED. As células eletroquímicas foram conectadas em série, gerando cerca de 0,8 V cada, sendo necessário associar várias para acender o LED de 1,5 V. A prática possibilitou discutir oxidação, redução, corrente elétrica e diferença de potencial, despertando interesse e participação dos alunos. Conclui-se que a atividade se mostrou acessível, motivadora e eficaz para promover interdisciplinaridade e aprendizagem efetiva em Ciências.
ISBN 978-65-01-82059-0
Comissão Organizadora
Pibid/RP
Emilly Vitória de Oliveira
Maria Gabriele de Oliveira
Comissão Científica