Neste relato, apresentamos a experiência didática realizada com uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental na ETI Professor João Lyra com foco no ensino de probabilidade. A proposta surgiu após a aplicação de um questionário diagnóstico, que mostrou baixo interesse dos alunos pelo conteúdo. Com base nisso, desenvolvemos o jogo “Detetives da Probabilidade”, com o objetivo de tornar a aprendizagem mais significativa e lúdica. A atividade foi desenvolvida em cinco etapas: construção do espaço amostral com dois dados, formulação de problemas em formato de “missões”, cálculo de probabilidades teóricas, experimentação prática e discussão final. Os alunos, que foram organizados em quatro grupos, investigaram diferentes eventos de probabilidades independentes, comparando a teoria com a prática. Durante a atividade, observamos dificuldades conceituais, mas também engajamento e participação. A aprendizagem em conjunto e o uso do jogo favoreceram o envolvimento dos estudantes e despertaram o interesse pelo conteúdo. Concluímos que o uso de jogos pode contribuir consideravelmente para o ensino da matemática, desde que seja bem planejado e contextualizado às necessidades dos alunos.
ISBN 978-65-01-82059-0
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Pibid/RP
Emilly Vitória de Oliveira
Maria Gabriele de Oliveira
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