INTERVENÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO DE PROBABILIDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID-MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Autor
  • Higor Lima Oliveira
  • Co-autores
  • Sérgio Vinícius de Lima , Jonas Domingos Sales de Sousa , Sara Laís Moura Pereira , Inglid Teixeira da Silva
  • Resumo
  • Neste relato, apresentamos a experiência didática realizada com uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental na ETI Professor João Lyra com foco no ensino de probabilidade. A proposta surgiu após a aplicação de um questionário diagnóstico, que mostrou baixo interesse dos alunos pelo conteúdo. Com base nisso, desenvolvemos o jogo “Detetives da Probabilidade”, com o objetivo de tornar a aprendizagem mais significativa e lúdica. A atividade foi desenvolvida em cinco etapas: construção do espaço amostral com dois dados, formulação de problemas em formato de “missões”, cálculo de probabilidades teóricas, experimentação prática e discussão final. Os alunos, que foram organizados em quatro grupos, investigaram diferentes eventos de probabilidades independentes, comparando a teoria com a prática. Durante a atividade, observamos dificuldades conceituais, mas também engajamento e participação. A aprendizagem em conjunto e o uso do jogo favoreceram o envolvimento dos estudantes e despertaram o interesse pelo conteúdo. Concluímos que o uso de jogos pode contribuir consideravelmente para o ensino da matemática, desde que seja bem planejado e contextualizado às necessidades dos alunos.

  • Palavras-chave
  • Jogo de Probabilidade, Aprendizagem Lúdica, Metodologia Ativa, Ensino da Matemática, Resolução de Problemas.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Processo de Ensino e Aprendizagem
Voltar Download

ISBN 978-65-01-82059-0

  • Processo de Ensino e Aprendizagem
  • Políticas Públicas e Identidade Docente
  • Política Educacional, avaliação e currículo
  • Educação, diversidade e interculturalidade
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e valores
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
  • Alfabetização e Letramentos
  • Formação Inicial e Continuada de Professores

Comissão Organizadora

Pibid/RP
Emilly Vitória de Oliveira
Maria Gabriele de Oliveira

Comissão Científica