Este trabalho apresenta um relato de experiência ocorrido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) interdisciplinar de Química em uma escola estadual de ensino médio, em Caruaru, interior de Pernambuco. O objetivo da proposta foi utilizar a literatura cordel como recurso didático para explicar sobre o Efeito Joule, processo que envolve a conversão de energia elétrica em energia térmica. A ação foi dividida em três etapas: Inicialmente, realizou- se uma explanação dialogada acerca das ideias básicas do Efeito Joule, destacando a transformação de energia e suas relações com a Química e o cotidiano dos alunos; em seguida, foi realizado um experimento que permitiu visualizar na prática como ocorre o aquecimento provocado pela corrente elétrica; por fim, os alunos foram organizados em grupos de quatro integrantes e foram desafiados a produzir cordéis que descrevessem sobre o Efeito Joule relacionado a Física, mas que também integrassem outra área do conhecimento caso eles observassem durante a produção do cordel. Os resultados evidenciaram que a combinação entre explicação conceitual, prática experimental e produção cultural favoreceu maior participação, engajamento e compreensão dos alunos. Os cordéis criados mostraram tanto o aprendizado das ideias científicas quanto a valorização da cultura nordestina. Conclui-se que o uso de metodologias criativas e contextualizadas pode contribuir significativamente para a aprendizagem de conteúdos de Física, além de potencializar a formação docente dos licenciados envolvidos no PIBID.
ISBN 978-65-01-82059-0
Comissão Organizadora
Pibid/RP
Emilly Vitória de Oliveira
Maria Gabriele de Oliveira
Comissão Científica