O USO DE CORDÉIS COMO RECURSO DIDÁTICO NA ABORDAGEM DO EFEITO JOULE: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID INTERDISCIPLINAR.

  • Autor
  • Maria Geovana Rodrigues Ceciliano.
  • Co-autores
  • Claudeli Gonçalves Dias. , Luana Diovana da Silva Viana. , Maria Fernanda Mendonça de Melo. , Alessandro Bruno de Sousa Dias. , Geisa Alves da Silva.
  • Resumo
  •  

    Este trabalho apresenta um relato de experiência ocorrido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) interdisciplinar de Química em uma escola estadual de ensino médio, em Caruaru, interior de Pernambuco. O objetivo da proposta foi utilizar a literatura cordel como recurso didático para explicar sobre o Efeito Joule, processo que envolve a conversão de energia elétrica em energia térmica. A ação foi dividida em três etapas: Inicialmente, realizou- se uma explanação dialogada acerca das ideias básicas do Efeito Joule, destacando a transformação de energia e suas relações com a Química e o cotidiano dos alunos; em seguida, foi realizado um experimento que permitiu visualizar na prática como ocorre o aquecimento provocado pela corrente elétrica; por fim, os alunos foram organizados em grupos de quatro integrantes e foram desafiados a produzir cordéis que descrevessem sobre o Efeito Joule relacionado a Física, mas que também integrassem outra área do conhecimento caso eles observassem durante a produção do cordel. Os resultados evidenciaram que a combinação entre explicação conceitual, prática experimental e produção cultural favoreceu maior participação, engajamento e compreensão dos alunos. Os cordéis criados mostraram tanto o aprendizado das ideias científicas quanto a valorização da cultura nordestina. Conclui-se que o uso de metodologias criativas e contextualizadas pode contribuir significativamente para a aprendizagem de conteúdos de Física, além de potencializar a formação docente dos licenciados envolvidos no PIBID.

     

  • Palavras-chave
  • Ensino de Física, Efeito Joule, Literatura de cordel, PIBID, Aprendizagem significativa.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Processo de Ensino e Aprendizagem
Voltar Download

ISBN 978-65-01-82059-0

  • Processo de Ensino e Aprendizagem
  • Políticas Públicas e Identidade Docente
  • Política Educacional, avaliação e currículo
  • Educação, diversidade e interculturalidade
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e valores
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
  • Alfabetização e Letramentos
  • Formação Inicial e Continuada de Professores

Comissão Organizadora

Pibid/RP
Emilly Vitória de Oliveira
Maria Gabriele de Oliveira

Comissão Científica