Este trabalho teve como proposta a utilização da temática dos alimentos ultraprocessados no ensino de Química, analisando as percepções de estudantes do ensino médio em uma perspectiva de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A escolha do tema justifica-se por sua relevância contemporânea, visto que o Guia Alimentar para a População Brasileira alerta para os riscos do consumo excessivo de tais produtos, bem como destaca a importância de compreender os processos químicos envolvidos na sua fabricação. Assim, o referencial teórico-metodológico foi construído a partir de trabalhos que discutem o enfoque CTS como estratégia para promover um ensino crítico e contextualizado, aliado à divulgação científica. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma do 2º ano do ensino médio de uma Escola Técnica Estadual de Pernambuco, no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), partindo de uma abordagem qualitativa e com elementos da pesquisa-ação. As atividades foram organizadas para ocorrer em três etapas: (i) aplicação de um questionário diagnóstico sobre concepções prévias (ii) realização de intervenções didáticas com uso de mídias e análise de rótulos de alimentos industrializados seguidos de debates; e (iii) a produção de materiais de divulgação científica (vídeos e site) pelos alunos. Os resultados revelaram que os estudantes, inicialmente, apresentaram concepções equivocadas em relação aos conceitos de substância, átomo e elemento, além de dificuldades em distinguir alimentos industrializados de ultraprocessados. Entretanto, as atividades despertaram maior interesse, criatividade e reflexão crítica, destacando-se grupos que relacionaram aditivos alimentares a conceitos químicos. Conclui-se que a temática dos alimentos ultraprocessados apresenta potencial significativo para o ensino de Química em uma perspectiva CTS, favorecendo a articulação entre conteúdos científicos e questões sociais. Apesar de persistirem desafios quanto ao aprofundamento conceitual, a proposta se mostrou significativa para estimular o engajamento, a criticidade e o letramento científico dos estudantes.
ISBN 978-65-01-82059-0
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Emilly Vitória de Oliveira
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