O LANÇAMENTO DE FOGUETES COMO PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO

  • Autor
  • Gessika Gabrielly dos Santos Silva
  • Co-autores
  • Jéssica Bruna dos Santos Torres , Felipe Henrique da Silva , Vanessa Ferreira de Lima , Stterferson Emanoel da Silva , José Wellerson da Silva
  • Resumo
  • Este trabalho tem como objetivo analisar o potencial do lançamento de foguetes de garrafa PET como uma proposta interdisciplinar no ensino de Química, com base na teoria de interdisciplinaridade de Ivani Fazenda (2014). A proposta parte da necessidade de tornar o ensino de química mais contextualizado e significativo, promovendo uma construção coletiva do conhecimento. A pesquisa de cunho qualitativo, foi realizada a partir da observação da montagem da base, confecção e lançamento do foguete de garrafa PET, utilizando uma reação de bicarbonato de sódio e vinagre para a propulsão. Conclui-se que a atividade demonstrou ser uma proposta interdisciplinar para o ensino de Química, por articular diferentes áreas do conhecimento de forma contextualizada, favorecendo o desenvolvimento do pensamento crítico e científico do aluno.

  • Palavras-chave
  • Interdisciplinaridade, ensino de química, lançamento de foguetes.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Processo de Ensino e Aprendizagem
Voltar Download

ISBN 978-65-01-82059-0

  • Processo de Ensino e Aprendizagem
  • Políticas Públicas e Identidade Docente
  • Política Educacional, avaliação e currículo
  • Educação, diversidade e interculturalidade
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e valores
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
  • Alfabetização e Letramentos
  • Formação Inicial e Continuada de Professores

Comissão Organizadora

Pibid/RP
Emilly Vitória de Oliveira
Maria Gabriele de Oliveira

Comissão Científica