Este trabalho tem como objeto de estudo a articulação entre a cultura campesina e o processo de alfabetização e letramento em uma Escola do Campo. Tomamos como justificativa desta produção a experiência dos/as estudantes no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), como fomento a formação profissional e humana em articulação com o desenvolvimento de práticas educativas na realidade das Escolas do Campo a partir das necessidades formativas dos sujeitos campesinos.E como questão problema: como a Cultura campesina se revela no processo de Alfabetização e Letramento na escola do Campo? Para tanto, elegemos como objetivo geral compreender como a Cultura campesina se articula no Alfabetização e Letramento na Escola do Campo e objetivos específicos a) identificar como se apresenta a cultura campesina; b) identificar as atividades que favorecem a alfabetização e letramento a partir dos elementos culturais locais; c) Analisar as vivências do PIBID e sua articulação com a alfabetização e letramento nas turmas de Educação Infantil e Anos Iniciais em uma escola do campo. Toma como procedimentos metodológicos para alcançar os objetivos, abordagens que permitiram aproximação ativa e direta com os sujeitos do campo e com a realidade local, como a Pesquisa Qualitativa (MAGALHÃES, 2021) e a pesquisa do tipo etnográfica (ANDRÉ, 2013), Observação-participante (GIL, 2008), Pesquisa-ação (GIL, 2008) e Diário de Campo (Bogdan, Biklen, 1994). Caminho este que permitiu captar os aspectos e os significados culturais, assim como as práticas cotidianas de forma detalhada e sistemática. Para referenciar este trabalho, utilizamos (Soares, 2020)para falar de alfabetizaça~e letramento, (Caldart, 2012) sober Educação do Campo .
ISBN 978-65-01-82059-0
Comissão Organizadora
Pibid/RP
Emilly Vitória de Oliveira
Maria Gabriele de Oliveira
Comissão Científica