A articulação da cultura campesina no processo de Alfabetização e Letramento: Uma experiência PIBID em uma Escola do Campo. T

  • Autor
  • Áurea dos Santos Silva
  • Co-autores
  • Gabriella Cristina Lima Castro , Irlandia de Andrade Santos Silva , José Carlos Domingos de Santana , Amanda Nascimento Silva de Oliveira , Maria Joselma do Nascimento Franco
  • Resumo
  •  Este trabalho tem como objeto de estudo a articulação entre a cultura campesina e o processo de alfabetização e letramento em uma Escola do Campo. Tomamos como justificativa desta produção a experiência dos/as estudantes no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), como fomento a formação profissional e humana em articulação com o desenvolvimento de práticas educativas na realidade das Escolas do Campo a partir das necessidades formativas dos sujeitos campesinos.E como questão problema: como a Cultura campesina se revela no processo de Alfabetização e Letramento na escola do Campo? Para tanto, elegemos como objetivo geral compreender como a Cultura campesina se articula no  Alfabetização e Letramento na Escola do Campo e objetivos específicos a) identificar como se apresenta a cultura campesina; b) identificar as atividades que favorecem a alfabetização e letramento a partir dos elementos culturais locais; c) Analisar as vivências do PIBID e sua articulação  com a alfabetização e letramento nas turmas de Educação Infantil e Anos Iniciais em uma escola do campo. Toma como procedimentos metodológicos para alcançar os objetivos, abordagens que permitiram aproximação ativa e direta com os sujeitos do campo e com a realidade local, como a Pesquisa Qualitativa (MAGALHÃES, 2021) e a pesquisa do tipo etnográfica (ANDRÉ, 2013), Observação-participante (GIL, 2008), Pesquisa-ação (GIL, 2008) e Diário de Campo (Bogdan, Biklen, 1994). Caminho este que permitiu captar os aspectos e os significados culturais, assim como as práticas cotidianas de forma detalhada e sistemática. Para referenciar este trabalho, utilizamos (Soares, 2020)para falar de alfabetizaça~e letramento, (Caldart, 2012) sober Educação do Campo .

  • Palavras-chave
  • Cultura, Alfabetização, letramento, PIBID, Escola do Campo
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Alfabetização e Letramentos
Voltar Download

ISBN 978-65-01-82059-0

  • Processo de Ensino e Aprendizagem
  • Políticas Públicas e Identidade Docente
  • Política Educacional, avaliação e currículo
  • Educação, diversidade e interculturalidade
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e valores
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
  • Alfabetização e Letramentos
  • Formação Inicial e Continuada de Professores

Comissão Organizadora

Pibid/RP
Emilly Vitória de Oliveira
Maria Gabriele de Oliveira

Comissão Científica