A ludicidade no avanço das hipóteses silábicas: Uma experiência do PIBID em uma Escola do Campo

  • Autor
  • Bruno Henrique Torres de Oliveira Silva
  • Co-autores
  • Camilla de Araújo Torre , Rayanne Lopes Cavalcanti , Wilma Cordeiro Alves , Amanda Nascimento Silva de Oliveira , Maria Joselma do Nascimento Franco
  • Resumo
  • Este estudo busca compreender como a ludicidade pode contribuir no processo de alfabetização. O objetivo geral é compreender de que forma a ludicidade favorece a alfabetização de crianças da educação infantil e anos iniciais. Os objetivos específicos são analisar a contribuição da ludicidade para o avanço das hipóteses silábicas dos estudantes e identificar a relação entre ludicidade, alfabetização e realidade sociocultural no PIBID em uma escola do campoAdotou-se uma abordagem qualitativa e quantitativa, buscando compreender os significados atribuídos à ludicidade como fator contribuinte para avanços nas hipóteses silábicas e, simultaneamente, analisar dados numéricos que evidenciem os respectivos avanços (Gil, 1999). Tomamos como referenciais teóricos (Vygotsky, 2008). Freire (1996) para tratar sobre brincadeiras e aprendizagens, (Silva; Gonçalves; Paniágua, 2017; Finatto et al., 2019), para falar sobre o PIBID, (Soares, 2020) sobre alfabetização e letramento, (Caldart, 2012) sobre educação no campo,  (Soares, 2013) sobre ludicidade.

  • Palavras-chave
  • Ludicidade, Alfaletrar, PIBID, Educação do Campo
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Alfabetização e Letramentos
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ISBN 978-65-01-82059-0

  • Processo de Ensino e Aprendizagem
  • Políticas Públicas e Identidade Docente
  • Política Educacional, avaliação e currículo
  • Educação, diversidade e interculturalidade
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e valores
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
  • Alfabetização e Letramentos
  • Formação Inicial e Continuada de Professores

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