BRINCANDO DE ALFALETRAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID A PARTIR DE UMA ABORDAGEM LÚDICA COM ESTUDANTES DO 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

  • Autor
  • 1Amanda Cibelly Correia de Silva  ² Ana Luiza Belchior da Silva ³ Daniele Silva de Carvalho 4 Maira Sabrina Silva Pereira   5 Taís Maria dos Santos  6 Vanessa Thaís Torres da Silva 
  • Co-autores
  • Maria Joselma do Nascimento Franco , Rosimere dos Santos Dutra
  • Resumo
  • Resumo: O presente trabalho que tem como objeto de estudo o brincando de alfaletrar: um relato de experiência do PIBID a partir de uma abordagem lúdica com estudantes do 1° ao 4° ano do ensino fundamental anos iniciais, tem como objetivo geral analisar as contribuições das práticas lúdicas desenvolvidas no âmbito do Pibid, no processo de alfabetização e letramento com estudantes do 1º ao 4º ano do ensino fundamental anos iniciais realizando este estudo com embasamento nos estudos de Soares (2004); Tfouni (2010); Ferreiro e Teberosky (1999); Kishimoto (1994) e Vygotsky (1998), se pautando em uma metodologia de caráter etnográfico e qualitativo, utilizando como instrumento de pesquisa a observação e diário de campo. O relato, construído a partir da experiência em uma escola pública municipal da cidade de Caruaru, consegue demonstrar que o brincar através da utilização da ludicidade atribui no processo do alfabeto, para consolidação das aprendizagens e avanço no processo de alfabetização e letramento.

    Palavras chave: Alfaletrar, Alfabetização e letramento, ludicidade, ensino fundamental, brincando.

  • Palavras-chave
  • Alfaletrar, Alfabetização e letramento, ludicidade, ensino fundamental, brincando.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Alfabetização e Letramentos
Voltar Download

ISBN 978-65-01-82059-0

  • Processo de Ensino e Aprendizagem
  • Políticas Públicas e Identidade Docente
  • Política Educacional, avaliação e currículo
  • Educação, diversidade e interculturalidade
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e valores
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
  • Alfabetização e Letramentos
  • Formação Inicial e Continuada de Professores

Comissão Organizadora

Pibid/RP
Emilly Vitória de Oliveira
Maria Gabriele de Oliveira

Comissão Científica