Resumo: O presente trabalho que tem como objeto de estudo o brincando de alfaletrar: um relato de experiência do PIBID a partir de uma abordagem lúdica com estudantes do 1° ao 4° ano do ensino fundamental anos iniciais, tem como objetivo geral analisar as contribuições das práticas lúdicas desenvolvidas no âmbito do Pibid, no processo de alfabetização e letramento com estudantes do 1º ao 4º ano do ensino fundamental anos iniciais realizando este estudo com embasamento nos estudos de Soares (2004); Tfouni (2010); Ferreiro e Teberosky (1999); Kishimoto (1994) e Vygotsky (1998), se pautando em uma metodologia de caráter etnográfico e qualitativo, utilizando como instrumento de pesquisa a observação e diário de campo. O relato, construído a partir da experiência em uma escola pública municipal da cidade de Caruaru, consegue demonstrar que o brincar através da utilização da ludicidade atribui no processo do alfabeto, para consolidação das aprendizagens e avanço no processo de alfabetização e letramento.
Palavras chave: Alfaletrar, Alfabetização e letramento, ludicidade, ensino fundamental, brincando.
ISBN 978-65-01-82059-0
Comissão Organizadora
Pibid/RP
Emilly Vitória de Oliveira
Maria Gabriele de Oliveira
Comissão Científica