Diálogos entre o Plano de Ensino e a Pedagogia Freiriana: O Potencial dos Temas Geradores na Construção da Alfabetização e do Letramento Crítico

  • Autor
  • Jeneffer Natane da Silva
  • Co-autores
  • Maria Eduarda da Silva Galdino , Jeziel Igor Gonçalves do Nascimento , Raissa Barbosa Silva de Lima
  • Resumo
  • Uma parcela significativa de docentes se mantém ligados a uma abordagem educacional elaborada por Freire

    (1996) nomeada de a Pedagogia Freiriana, que por sua vez defende uma educação que desperta no educando a

    consciência crítica das situações política, econômica e social em que está inserido, nesse contexto, o presente

    trabalho tem como objetivo compreender como os temas geradores podem possibilitar um plano de ensino

    libertador e contribuir para práticas de alfabetização e letramento críticos nos anos iniciais.

     
  • Palavras-chave
  • Plano de Ensino. Pedagogia Freiriana. Temas geradores. Alfabetização. Letramento.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Alfabetização e Letramentos
Voltar Download

ISBN 978-65-01-82059-0

  • Processo de Ensino e Aprendizagem
  • Políticas Públicas e Identidade Docente
  • Política Educacional, avaliação e currículo
  • Educação, diversidade e interculturalidade
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e valores
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
  • Alfabetização e Letramentos
  • Formação Inicial e Continuada de Professores

Comissão Organizadora

Pibid/RP
Emilly Vitória de Oliveira
Maria Gabriele de Oliveira

Comissão Científica