Letramento em Jogo: O potencial de jogos pedagógicos desenvolvidos no PIBID para crianças não alfabetizadas

  • Autor
  • Ana Luiza Ferreira Santos
  • Co-autores
  • Ana Priscila Sena Araújo , Giovana Rafaela Dias , Thalia Vitória Ferreira Silva
  • Resumo
  • O presente trabalho objetivou analisar o potencial pedagógico dos jogos desenvolvidos no âmbito do PIBID para crianças não alfabetizadas do 2º ano do ensino fundamental, tendo como sujeitos de pesquisa estudantes em hipótese pré-silábica de escrita, distribuídos em quatro turmas de uma escola municipal de Caruaru, Pernambuco. Ferreiro e Teberosky (1999), Oliveira e Bazon (2009) e Soares (1998, 2003, 2010, 2020) referenciam a pesquisa para tratar da importância dos jogos como instrumentos sociais no processo de alfabetização e letramento. O presente artigo apoia-se na abordagem qualitativa e na análise de conteúdos enquanto metodologi, realizada na referida escola. Os resultados da investigação permitiram identificar que os jogos pedagógicos contribuíram significativamente para o avanço das hipóteses de escrita dos alunos, possibilitando a transição da fase pré-silábica para a silábica, além de avanços consideráveis na apropriação do princípio alfabético. Observou-se ainda que os jogos estimularam a consciência fonológica, a associação entre grafema-fonema, e outros aspectos do desenvolvimento social da criança. Além disso, destacou-se a relevância das atividades lúdicas no apoio ao trabalho das professoras regentes, especialmente diante da heterogeneidade da turma e da sobrecarga docente, evidenciando o papel do PIBID como espaço de formação e intervenção pedagógica no contexto escolar.

  • Palavras-chave
  • Letramento, Alfabetização, Jogos pedagógicos.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Alfabetização e Letramentos
Voltar Download

ISBN 978-65-01-82059-0

  • Processo de Ensino e Aprendizagem
  • Políticas Públicas e Identidade Docente
  • Política Educacional, avaliação e currículo
  • Educação, diversidade e interculturalidade
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e valores
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
  • Alfabetização e Letramentos
  • Formação Inicial e Continuada de Professores

Comissão Organizadora

Pibid/RP
Emilly Vitória de Oliveira
Maria Gabriele de Oliveira

Comissão Científica