Pronomes do português brasileiro (PB) são comumente descritos considerando comunidades geográficas específicas, cujas descrições não abarcam contrastes entre variedades, o que não permite visualização de padrões espaciais e dialetais para a distribuição em seu uso. Contudo, pronomes podem ser dialetalmente estratificados, apresentando comportamentos distintos a depender da região geográfica dos falantes (SCHERRE et al., 2011; SCHERRE; ANDRADE; CATÃO, 2021; e mais). Este trabalho objetiva ratificar essa previsão, descrevendo a distribuição de seis fenômenos variáveis que envolvem o sistema pronominal do PB: (i) pronomes pessoais de 2PS em posição de sujeito (tu ~ você ~ cê); (ii) clíticos de 2PS (te ~ lhe); (iii) possessivos de 2PS (teu ~ seu); (iv) pronomes pessoais de 1PP em posição de sujeito (nós ~ a gente); (v) possessivos de 1PP (nosso ~ da gente); e (vi) possessivos de 3P (seu ~ dele). Para tanto, utilizam-se as amostras Deslocamentos (2019 e 2020), que contam com as falas de estudantes universitários da Universidade Federal de Sergipe (UFS) (N= 124), coletadas no Condomínio de Laboratórios Multiusuários de Informática e Documentação (LAMID) da UFS a partir de entrevistas semiestruturadas de 40-60 minutos, estratificados considerando seu acesso ao campus em termos de mobilidade: estudantes naturais da região metropolitana de Sergipe que estudam na UFS (Deslocamento 1); estudantes naturais do interior do estado que fazem o percurso diário para a UFS (Deslocamento 2); estudantes naturais do interior do estado que migraram para a região metropolitana do estado (Deslocamento 3); e estudantes naturais de outros estados que migraram para a região metropolitana (Deslocamento 4). Os resultados evidenciam distinção dialetal estatisticamente significante para quatro fenômenos: i) falantes do Deslocamento 3 fazem maior uso de cê, enquanto os do Deslocamento 2 fazem maior uso de você (p< 0.001); ii) estudantes do Deslocamento 4, externos a Sergipe, fazem o maior uso de nós, ao passo que falantes do Deslocamento 2 fazem o maior uso de a gente (p< 0.001); iii) falantes do Deslocamento 1 fazem o maior uso de da gente, enquanto os do Deslocamento 3 fazem o maior uso de nosso (p= 0.02); e iv) estudantes do Deslocamento 1 usam mais a forma dele; estudantes do Deslocamento 2 o maior uso de seu (p< 0.001). A análise com base nas diferentes mobilidades dos estudantes revela padrões que corroboram a previsão de que o uso de pronomes no PB pode variar de acordo com a origem geográfica, evidenciando que pronomes podem se distribuir dialetalmente.
Com o propósito de congregar estudantes e pesquisadores da área, surgiu, em 2011, o Encontro de Sociolinguística. Com esse encontro, esperavam-se fomentar métodos de pesquisa, divulgar trabalhos realizados ou em andamento, estimular a pesquisa na comunidade acadêmica e na sociedade. De 2011 para cá, o Encontro de Sociolinguística já foi realizado em Salvador-BA, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e na Universidade Federal da Bahia (UFBA); em Feira de Santana-BA, na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); em Aracaju-SE, na Universidade Federal de Sergipe (UFS); e, agora, em 2024, o Encontro Nordestino de Sociolinguística foi realizado, pela primeira vez, no sudoeste baiano, em Vitória da Conquista-BA, e sediado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB.
Com a realização do Programa de Pós-Graduação em Linguística – PPGLin/UESB e do Grupo de Pesquisa em Linguística Histórica e em (Sócio)Funcionalismo – Grupo Janus/ LAPESF/PPGLin; do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens/ Universidade do Estado da Bahia (UNEB), do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos/ Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), do Instituto Federal da Bahia (IFBA) e da Universidade Federal de Sergipe (UFS), a XII Edição do evento teve como tema SociolinguísticaS.
Com esse tema, propusemo-nos a trazer, para o sertão baiano, discussões sobre a essência e as nuanças da Sociolinguística, corrente linguística que inaugura a correlação entre a estrutura gramatical e a estrutura social; corrente linguística que apresenta ao mundo a heterogeneidade linguística como sistematizável; e uma corrente linguística que não pode ser considerada como uma única. Assim, no período de 23 a 25 de outubro de 2024, de forma presencial, teve palco, na UESB, discussões sobre as SociolinguísticaS: Sociolinguística Variacionista, a Sociolinguística Histórica, a Sociofonética, o Sociofuncionalismo, a Sociocognição, a Geossociolinguística, a Sociolinguística de Contato e a Sociolinguística Educacional.
Valéria Viana Sousa (UESB)
Membro da Comissão Organizadora
André Pedro da Silva (UFBA)
Cristiane dos Santos Namiuti (UESB)
Cristina dos Santos Carvalho (UNEB)
Gessilene Silveira Kanthack (UESC)
Gilce de Souza Almeida (UNEB)
Huda da Silva Santiago (UEFS)
Maria Aparecida de Souza Guimarães (UNEB)
Neila Maria Oliveira Santana (UNEB)
Norma da Silva Lopes (UNEB)
Pedro Daniel dos Santos Souza (UNEB)
Raquel Meister Ko Freitag (UFS)
Silvana Silva de Farias Araujo (UEFS)
Valéria Viana Sousa (UESB)
Valter de Carvalho Dias (IFBA)
Cristina dos Santos Carvalho (UNEB)
Norma da Silva Lopes (UNEB)
Pedro Daniel dos Santos Souza (UNEB)
Raquel Meister Ko Freitag (UFS)
Silvana Silva de Farias Araujo (UEFS)
Valéria Viana Sousa (UESB)
Valter de Carvalho Dias (IFBA)
I ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Variação - História - Mudança
01 de dezembro de 2011
Universidade do Estado da Bahia (Salvador)
II ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Estudos da Variação, da Mudança e da Sócio-História do Português Brasileiro; Sociofuncionalismo e Etnografia da Comunicação
28 e 29 de novembro de 2012
Universidade do Estado da Bahia (Salvador-BA)
III ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
A pesquisa em Salvador
03 e 04 de outubro de 2013
Universidade do Estado da Bahia (Salvador-BA)
IV ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Diferentes olhares sobre o português brasileiro
15 e 16 de setembro de 2014
Universidade do Estado da Bahia (Salvador-BA)
V ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Diálogos entre Brasil e África
09 e 10 de novembro de 2015
Universidade Estadual de Feira de Santana (Feira de Santana-BA)
VI ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
O português do Nordeste: (para além das) fronteiras linguísticas
29 e 30 de setembro de 2016
Universidade do Estado da Bahia (Salvador-BA)
VII ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Redes e contatos
28 a 30 de setembro de 2017
Universidade Federal de Sergipe (São Cristovão-SE)
VIII ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Variação e ensino: unidade e diversidade
20 e 21 de julho de 2018
Universidade do Estado da Bahia (Salvador-BA)
IX ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Sociolinguística: quebrando tabus e inovando na escola
01 e 02 de agosto de 2019
Universidade Federal da Bahia (Salvador-BA)
Anais
X ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Desafios do isolamento social para a Sociolinguística e interfaces
De 01 a 04 de dezembro de 2021
Edição online
Anais
XI ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
A Sociolinguística no Nordeste
01 a 03 de dezembro de 2021
Online - https://doity.com.br/xiencontrodesociolinguistica
Anais