O uso de gestos representa um mecanismo que faz parte das interações e, nesses tipos de contextos, gesto e fala são inseparáveis, pois representam dimensões linguísticas intrinsecamente interconectadas, e alguns gestos são tão comuns em nossa conversação diária que podemos observar alguns padrões e algumas variações em seu significado pragmático e semântico (MCNEILL, 1992). Esses gestos recorrentes com funções pragmáticas são pervasivos em nossas interações comunicativas, atuando na construção de um significado multimodal – tanto verbal quanto gestual. Especificamente, em relação ao gesto de palma para cima aberta (PUOH), objeto desta pesquisa, observou-se, em muitos estudos, por exemplo, McNeill (1992), Müller (2013), que tal forma gestual está relacionada ao significado semântico de apresentar metaforicamente um ponto, introduzir um tópico ou oferecer uma consideração na conversa. Assim, como esse gesto recorrente é utilizado em diversos contextos, há estabilidade na forma gestual, porém, essa estabilidade não significa necessariamente que tais gestos sempre reproduzam o mesmo significado semântico. Nesse sentido, o objetivo desta apresentação é analisar os parâmetros semânticos e pragmáticos estabelecidos sobre o uso dos gestos PUOH no Português Brasileiro (PB). Para tanto, selecionamos três ocorrências ilustrativas dessa forma gestual em talk shows brasileiros disponíveis no Youtube. Os talk-shows foram escolhidos por esse gênero televisivo apresentar uma estrutura de conversação face a face com mais espontaneidade por parte dos participantes. Para a identificação e anotação dos gestos, utilizamos os Métodos de Análise de Gestos (MGA), desenvolvidos por Müller (2024), bem como o Sistema Linguístico de Anotação de Gestos (LASG), desenvolvido por Bressem, Ladewig e Müller (2013). Por meio dos resultados obtidos nesta pesquisa, ainda em andamento, pretendemos contribuir para a composição de um repertório de gestos recorrentes com a forma PUOH, em diferentes contextos de interação no português brasileiro. Os resultados do conjunto de dados atual confirmaram o potencial linguístico e multidimensional dos gestos de palma para cima e mão aberta no PB, que, em alguns casos, são usados ??com diferentes funções semânticas e pragmáticas, uma vez que a agenda semântica de tal expressão gestual dependerá de nuances como o contexto de uso, interativos e questões relacionadas ao uso pragmático do conteúdo interativo. Assim, percebemos que o uso desse gesto no português brasileiro possibilita uma ampla gama de pesquisas, que podem posteriormente ser organizadas em um repertório gestual e funcional da família Palma para cima e mão aberta (PUOH) para o português brasileiro.
Com o propósito de congregar estudantes e pesquisadores da área, surgiu, em 2011, o Encontro de Sociolinguística. Com esse encontro, esperavam-se fomentar métodos de pesquisa, divulgar trabalhos realizados ou em andamento, estimular a pesquisa na comunidade acadêmica e na sociedade. De 2011 para cá, o Encontro de Sociolinguística já foi realizado em Salvador-BA, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e na Universidade Federal da Bahia (UFBA); em Feira de Santana-BA, na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); em Aracaju-SE, na Universidade Federal de Sergipe (UFS); e, agora, em 2024, o Encontro Nordestino de Sociolinguística foi realizado, pela primeira vez, no sudoeste baiano, em Vitória da Conquista-BA, e sediado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB.
Com a realização do Programa de Pós-Graduação em Linguística – PPGLin/UESB e do Grupo de Pesquisa em Linguística Histórica e em (Sócio)Funcionalismo – Grupo Janus/ LAPESF/PPGLin; do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens/ Universidade do Estado da Bahia (UNEB), do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos/ Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), do Instituto Federal da Bahia (IFBA) e da Universidade Federal de Sergipe (UFS), a XII Edição do evento teve como tema SociolinguísticaS.
Com esse tema, propusemo-nos a trazer, para o sertão baiano, discussões sobre a essência e as nuanças da Sociolinguística, corrente linguística que inaugura a correlação entre a estrutura gramatical e a estrutura social; corrente linguística que apresenta ao mundo a heterogeneidade linguística como sistematizável; e uma corrente linguística que não pode ser considerada como uma única. Assim, no período de 23 a 25 de outubro de 2024, de forma presencial, teve palco, na UESB, discussões sobre as SociolinguísticaS: Sociolinguística Variacionista, a Sociolinguística Histórica, a Sociofonética, o Sociofuncionalismo, a Sociocognição, a Geossociolinguística, a Sociolinguística de Contato e a Sociolinguística Educacional.
Valéria Viana Sousa (UESB)
Membro da Comissão Organizadora
André Pedro da Silva (UFBA)
Cristiane dos Santos Namiuti (UESB)
Cristina dos Santos Carvalho (UNEB)
Gessilene Silveira Kanthack (UESC)
Gilce de Souza Almeida (UNEB)
Huda da Silva Santiago (UEFS)
Maria Aparecida de Souza Guimarães (UNEB)
Neila Maria Oliveira Santana (UNEB)
Norma da Silva Lopes (UNEB)
Pedro Daniel dos Santos Souza (UNEB)
Raquel Meister Ko Freitag (UFS)
Silvana Silva de Farias Araujo (UEFS)
Valéria Viana Sousa (UESB)
Valter de Carvalho Dias (IFBA)
Cristina dos Santos Carvalho (UNEB)
Norma da Silva Lopes (UNEB)
Pedro Daniel dos Santos Souza (UNEB)
Raquel Meister Ko Freitag (UFS)
Silvana Silva de Farias Araujo (UEFS)
Valéria Viana Sousa (UESB)
Valter de Carvalho Dias (IFBA)
I ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Variação - História - Mudança
01 de dezembro de 2011
Universidade do Estado da Bahia (Salvador)
II ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Estudos da Variação, da Mudança e da Sócio-História do Português Brasileiro; Sociofuncionalismo e Etnografia da Comunicação
28 e 29 de novembro de 2012
Universidade do Estado da Bahia (Salvador-BA)
III ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
A pesquisa em Salvador
03 e 04 de outubro de 2013
Universidade do Estado da Bahia (Salvador-BA)
IV ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Diferentes olhares sobre o português brasileiro
15 e 16 de setembro de 2014
Universidade do Estado da Bahia (Salvador-BA)
V ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Diálogos entre Brasil e África
09 e 10 de novembro de 2015
Universidade Estadual de Feira de Santana (Feira de Santana-BA)
VI ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
O português do Nordeste: (para além das) fronteiras linguísticas
29 e 30 de setembro de 2016
Universidade do Estado da Bahia (Salvador-BA)
VII ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Redes e contatos
28 a 30 de setembro de 2017
Universidade Federal de Sergipe (São Cristovão-SE)
VIII ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Variação e ensino: unidade e diversidade
20 e 21 de julho de 2018
Universidade do Estado da Bahia (Salvador-BA)
IX ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Sociolinguística: quebrando tabus e inovando na escola
01 e 02 de agosto de 2019
Universidade Federal da Bahia (Salvador-BA)
Anais
X ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Desafios do isolamento social para a Sociolinguística e interfaces
De 01 a 04 de dezembro de 2021
Edição online
Anais
XI ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
A Sociolinguística no Nordeste
01 a 03 de dezembro de 2021
Online - https://doity.com.br/xiencontrodesociolinguistica
Anais