UFMA e CRP-MA: histórias que se entrelaçam

  • Autor
  • Rosana Mendes Éleres de Figueiredo
  • Co-autores
  • Eliandro Rômulo Cruz Araújo , Maria Emília Miranda Alvares , Nelma Pereira da Silva
  • Resumo
  •  

    A presente proposta discorre acerca do entrelaçamento da gênese das histórias do Curso de Psicologia, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e do Conselho Regional de Psicologia-22ª Região (CRP-MA), autarquia que disciplina, orienta e fiscaliza a profissão de psicólogas(os) no Estado do Maranhão. Também busca ressaltar o papel formador das duas instituições. O Curso de Psicologia da UFMA, primeiro no estado, foi implantado em 1991. Contudo, antes de sua implantação, havia um Departamento de Psicologia que era composto por professoras(es) com formação, predominantemente, em Filosofia e Pedagogia, que ministravam disciplinas de Psicologia para outros cursos da Universidade. Por outro lado, o CRP-MA é criado na Assembleia de Politicas Administrativa e Financeira (APAF), em dezembro de 2012, implantado em 2013, quando da posse de seu 1º Plenário. Porém, desde a chegada das(os) primeiras(os) psicólogas(os) no Estado do Maranhão, na década de 70, o Sistema Conselhos de Psicologia se fazia presente na região. Inicialmente, as(os) profissionais possuíam vinculação ao CRP de Pernambuco (CRP-02), e posteriormente ao CRP-11, com sede em Fortaleza/CE. Neste contexto, pretende-se enfatizar a pré-história que aproxima a implementação das instituições, traçar o panorama institucional do CRP-MA, destacar a importância da formação continuada, a obrigatoriedade de inscrição na autarquia para o exercício profissional, informar acerca da dinâmica de seu funcionamento e estabelecer a relação entre a formação da(o) psicóloga(o) que a Universidade oferece e a necessidade da continuidade dessa formação para um fazer psicológico ético, político e comprometido com a transformação social em direção a um mundo melhor. Dessa forma, vislumbra-se propiciar a ampliação da participação da comunidade acadêmica da UFMA nos eventos formativos oferecidos pelo CRP-MA.

     

  • Palavras-chave
  • Formação Profissional, Orientação e Fiscalização da Profissão, Instituições Públicas.
  • Área Temática
  • Mesa-Redonda
Voltar

Em 2021, nos dias 20, 21 e 22 de outubro, ocorreu a XXII Semana do Curso de Psicologia da UFMA, que neste ano completa 30 anos! Assim, a Semana teve como tema “30 anos do Curso de Psicologia da UFMA: contando e fazendo história”.

 

Contamos com a participação de estudantes e profissionais, os quais tornaram este momento ainda mais importante!

Informações Gerais

 

  • Limite máximo de submissão como primeiro autor(a): dois (2);
  • Limite de proponentes por trabalho, incluindo minicursos: cinco (5);
  • Para submissão de trabalho com mais de um proponente, o primeiro será autor(a) e os demais co-autores;
  • No caso de trabalho apresentado por discente, a submissão deve constar com a co-autoria do professor(a) ou profissional responsável pela orientação ou supervisão da atividade;
  • Para todas as modalidades de apresentação, o resumo a ser enviado deverá ter entre 200 a 300 palavras.
  • Não serão aceitos resumo-expandidos.

 

Modalidades e critérios específicos

 

1. Minicursos: enviar resumo do que vai ser discutido. O minicurso deverá ter carga horária mínima de 4 (quatro) e máxima de 8 (oito) horas. Ocorrerá no turno da manhã, entre os dias 20 e 22 de outubro. É necessário informar: a) nome do minicurso; b) público-alvo; c) carga horária; d) dia(s) da semana; e) número mínimo e máximo de participantes; d) o que você precisará para ofertar o minicurso.

 

2. Mesa-Redonda: enviar resumo da mesa articulado com a temática da Semana e/ou os eixos das ênfases curriculares do curso de Psicologia da UFMA (“Processos Clínicos e de Saúde” e “Processos Psicossociais”). A mesa-redonda deve ser proposta por seu coordenador(a). A apresentação deve ser feita por até 03 membros contando com o coordenador(a), caso esse também for apresentar. O(A) coordenador(a) atuará como moderador(a) de forma a orientar a discussão em torno do tema principal da mesa-redonda. A mesa-redonda terá duração de 01 hora e meia, sendo 20 minutos para cada apresentação e 30 minutos para o debate e realização de perguntas.

 

3. Sessão Coordenada: enviar resumo do que será discutido. As sessões coordenadas se caracterizam pela organização de um conjunto de apresentações orais que se inter-relacionem ou se complementem. O agrupamento dos trabalhos será decidido conforme avaliação da Comissão Científica. O tempo de duração da sessão será de 01 hora, sendo até 15 minutos para a apresentação de cada trabalho e 15 minutos para realização de perguntas.

 

4. Relato de Experiência: enviar resumo do que será discutido. Consiste na apresentação de relatos de experiências de professores, alunos e/ou profissionais da Psicologia (não professores) em diferentes contextos como estágio (obrigatório e não obrigatório), projeto de extensão ou instituição na qual a experiência ocorreu. O tempo de duração do relato de experiência será de 01 hora, sendo 15 minutos para a apresentação de cada participante e 15 minutos para realização de perguntas.

  • Minicurso
  • Mesa-Redonda
  • Sessão Coordenada
  • Relato de Experiência

Departamento de Psicologia da UFMA