A ausência de material didático-pedagógico adaptado às salas de aula de pessoas com deficiência visual é uma das discussões presentes na literatura da área que trata sobre a educação inclusiva. Neste contexto, o presente estudo, vinculado ao Projeto de Pesquisa Análise das condições de ensino: investigação e produção de material didático-pedagógico para alunos deficientes visuais, discutiu a produção de materiais didáticos alternativos para as classes de pessoas com deficiência visual da rede municipal de ensino da cidade de São Luís/MA. Após a revisão da literatura sobre o tema e em função do contexto pandêmico, construiu-se um formulário no Google Forms e realizou-se a coleta de dados na modalidade online, direcionada aos docentes de uma escola da rede particular de ensino do município de São Luís. A investigação concentrou no tipo de material didático-pedagógico que era utilizado pelos docentes antes e durante a pandemia, em que os resultados apontam para o uso dos seguintes materiais, tanto na modalidade de ensino remoto como no ensino presencial: Soroban, Material em relevo, Braille, Reglete e Material grafotátil. Além disso, identificou-se também que 46,2% dos professores relatam a adaptação dos materiais didáticos existentes à nova realidade, embora nas respostas apresentadas essa adaptação não tenha ficado explícita. Pelo exposto, torna-se necessária a continuidade da discussão acerca de alternativas de material didático-pedagógico para o ensino de pessoas com deficiência visual a fim de se alcançar um ensino que seja verdadeiramente inclusivo.
Informações Gerais
Modalidades e critérios específicos
1. Minicursos: enviar resumo do que vai ser discutido. O minicurso deverá ter carga horária mínima de 4 (quatro) e máxima de 8 (oito) horas. Ocorrerá no turno da manhã, entre os dias 20 e 22 de outubro. É necessário informar: a) nome do minicurso; b) público-alvo; c) carga horária; d) dia(s) da semana; e) número mínimo e máximo de participantes; d) o que você precisará para ofertar o minicurso.
2. Mesa-Redonda: enviar resumo da mesa articulado com a temática da Semana e/ou os eixos das ênfases curriculares do curso de Psicologia da UFMA (“Processos Clínicos e de Saúde” e “Processos Psicossociais”). A mesa-redonda deve ser proposta por seu coordenador(a). A apresentação deve ser feita por até 03 membros contando com o coordenador(a), caso esse também for apresentar. O(A) coordenador(a) atuará como moderador(a) de forma a orientar a discussão em torno do tema principal da mesa-redonda. A mesa-redonda terá duração de 01 hora e meia, sendo 20 minutos para cada apresentação e 30 minutos para o debate e realização de perguntas.
3. Sessão Coordenada: enviar resumo do que será discutido. As sessões coordenadas se caracterizam pela organização de um conjunto de apresentações orais que se inter-relacionem ou se complementem. O agrupamento dos trabalhos será decidido conforme avaliação da Comissão Científica. O tempo de duração da sessão será de 01 hora, sendo até 15 minutos para a apresentação de cada trabalho e 15 minutos para realização de perguntas.
4. Relato de Experiência: enviar resumo do que será discutido. Consiste na apresentação de relatos de experiências de professores, alunos e/ou profissionais da Psicologia (não professores) em diferentes contextos como estágio (obrigatório e não obrigatório), projeto de extensão ou instituição na qual a experiência ocorreu. O tempo de duração do relato de experiência será de 01 hora, sendo 15 minutos para a apresentação de cada participante e 15 minutos para realização de perguntas.