A Terapia Analítico-Comportamental Infantil - TACI tem passado por diversos avanços teóricos e conceituais, que a levaram a abranger questões amplas, para além do comportamento problema da criança ou do adolescente. Desse modo, uma das estratégias que ganhou notoriedade é a utilização do lúdico – jogos, brincadeiras e história infantis. Esses recursos podem auxiliar a adesão da criança ao processo, tornando-o mais divertido e dinâmico, facilitando a obtenção de dados relevantes, entre outros benefícios. Com o objetivo de elaborar uma ferramenta que venha facilitar a coleta de dados e o estabelecimento da relação terapêutica, este estudo apresenta o jogo intitulado Blá Blá Blá. Indicado para a faixa etária de 12-15 anos, é um recurso do tipo perguntas e respostas, com as funções: (a) explicar para a criança/adolescente as metas da psicoterapia e o papel do psicólogo; (b) estabelecer a relação terapêutica e; (c) levantar dados para avaliação inicial. O jogo consiste em 24 cartas, sendo 12 cartas para o terapeuta e 12 cartas para o cliente. Cada jogador recebe 12 cartas e a partir do interesse nas perguntas, irá lançar as cartas para o adversário responder e fazer uma nova pergunta. O recurso está em fase de testagem junto à terapeutas infantis para verificação da validade do mesmo. Conclui-se que é uma ferramenta a mais para auxiliar terapeutas no desenvolvimento da prática clínica.
Informações Gerais
Modalidades e critérios específicos
1. Minicursos: enviar resumo do que vai ser discutido. O minicurso deverá ter carga horária mínima de 4 (quatro) e máxima de 8 (oito) horas. Ocorrerá no turno da manhã, entre os dias 20 e 22 de outubro. É necessário informar: a) nome do minicurso; b) público-alvo; c) carga horária; d) dia(s) da semana; e) número mínimo e máximo de participantes; d) o que você precisará para ofertar o minicurso.
2. Mesa-Redonda: enviar resumo da mesa articulado com a temática da Semana e/ou os eixos das ênfases curriculares do curso de Psicologia da UFMA (“Processos Clínicos e de Saúde” e “Processos Psicossociais”). A mesa-redonda deve ser proposta por seu coordenador(a). A apresentação deve ser feita por até 03 membros contando com o coordenador(a), caso esse também for apresentar. O(A) coordenador(a) atuará como moderador(a) de forma a orientar a discussão em torno do tema principal da mesa-redonda. A mesa-redonda terá duração de 01 hora e meia, sendo 20 minutos para cada apresentação e 30 minutos para o debate e realização de perguntas.
3. Sessão Coordenada: enviar resumo do que será discutido. As sessões coordenadas se caracterizam pela organização de um conjunto de apresentações orais que se inter-relacionem ou se complementem. O agrupamento dos trabalhos será decidido conforme avaliação da Comissão Científica. O tempo de duração da sessão será de 01 hora, sendo até 15 minutos para a apresentação de cada trabalho e 15 minutos para realização de perguntas.
4. Relato de Experiência: enviar resumo do que será discutido. Consiste na apresentação de relatos de experiências de professores, alunos e/ou profissionais da Psicologia (não professores) em diferentes contextos como estágio (obrigatório e não obrigatório), projeto de extensão ou instituição na qual a experiência ocorreu. O tempo de duração do relato de experiência será de 01 hora, sendo 15 minutos para a apresentação de cada participante e 15 minutos para realização de perguntas.