(Re)pensarmos o lugar da mídia no contexto social atual. A mídia está forjada por relações de interesse econômico, social e político. Essa origem midiática nos afeta cotidianamente, seja no âmbito individual ou da coletividade. São efeitos e fenômenos que produzem impactos, originando, então, diálogos e processos comunicacionais. O avanço tecnológico, nos transformou na sociedade dos meios e nos exige atualização dos processos construídos e nos modificando de forma individual e coletiva refletindo diretamente em nosso processo cultural e identitário. Mesmo com a especificidade de cada mídia (rádio, televisão, impresso e plataformas digitais...), observamos uma tendência à unificação dos fenômenos de comunicação em torno das pautas sociais. Nesta perspectiva, a mesa “Mídia, Subjetividade e Identidade” está dividida em três momentos: Fala 1: um olhar sobre a mídia - Profa. Dra. Rose Ferreira (PPGPSI-UFMA), o ponto de partida desta reflexão é pensar a relação subjetividade-mídia-identidade. A tríade em questão advém da necessidade constante de (re)pensarmos o lugar da mídia no contexto social atual, provocando o deslocamento de subjetividade. Fala 2: os impactos da mídia - Prof. Dr. Ricardo Alvarenga (Estácio São Luís), chama atenção acerca dos impactos midiáticos sobre os sujeitos e de que formas as subjetividades podem ser afetadas pelas narrativas midiáticas. Fala 3: as construções de sentido do kit gay - Mestranda Luciane Fontinele (PPGPSI -UFMA), onde apresentamos exemplos das construções de sentido provocadas pela mídia . A mesa traz uma proposta de reflexão teórica a partir de fatos midiáticos vivenciados na atualidade
Informações Gerais
Modalidades e critérios específicos
1. Minicursos: enviar resumo do que vai ser discutido. O minicurso deverá ter carga horária mínima de 4 (quatro) e máxima de 8 (oito) horas. Ocorrerá no turno da manhã, entre os dias 20 e 22 de outubro. É necessário informar: a) nome do minicurso; b) público-alvo; c) carga horária; d) dia(s) da semana; e) número mínimo e máximo de participantes; d) o que você precisará para ofertar o minicurso.
2. Mesa-Redonda: enviar resumo da mesa articulado com a temática da Semana e/ou os eixos das ênfases curriculares do curso de Psicologia da UFMA (“Processos Clínicos e de Saúde” e “Processos Psicossociais”). A mesa-redonda deve ser proposta por seu coordenador(a). A apresentação deve ser feita por até 03 membros contando com o coordenador(a), caso esse também for apresentar. O(A) coordenador(a) atuará como moderador(a) de forma a orientar a discussão em torno do tema principal da mesa-redonda. A mesa-redonda terá duração de 01 hora e meia, sendo 20 minutos para cada apresentação e 30 minutos para o debate e realização de perguntas.
3. Sessão Coordenada: enviar resumo do que será discutido. As sessões coordenadas se caracterizam pela organização de um conjunto de apresentações orais que se inter-relacionem ou se complementem. O agrupamento dos trabalhos será decidido conforme avaliação da Comissão Científica. O tempo de duração da sessão será de 01 hora, sendo até 15 minutos para a apresentação de cada trabalho e 15 minutos para realização de perguntas.
4. Relato de Experiência: enviar resumo do que será discutido. Consiste na apresentação de relatos de experiências de professores, alunos e/ou profissionais da Psicologia (não professores) em diferentes contextos como estágio (obrigatório e não obrigatório), projeto de extensão ou instituição na qual a experiência ocorreu. O tempo de duração do relato de experiência será de 01 hora, sendo 15 minutos para a apresentação de cada participante e 15 minutos para realização de perguntas.