A Liga Acadêmica de Psicologia e Saúde (LAPS) desenvolveu, no ano de 2020, o projeto de pesquisa intitulado “Um olhar para o bem-estar: avaliação do impacto da rotina acadêmica sobre a saúde mental de estudantes dos cursos da área da saúde da UFMA”. O projeto teve como objetivos, através do descrito no título, pesquisar como os sujeitos se percebem em relação à cultura organizacional dos seus cursos; identificar fatores da rotina acadêmica que sejam fontes de ansiedade, estresse ou outras formas de sofrimento psíquico; e explorar estratégias utilizadas pelos discentes para lidar com as exigências e demandas. Por isso, a população amostral da pesquisa foi composta por estudantes dos cursos da área de saúde da UFMA. A pesquisa foi realizada em duas etapas, ambas online: um questionário desenvolvido na plataforma Google Forms e cinco rodas de conversa com dez estudantes selecionados, que consentiram em participar desta fase do projeto a partir do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Nesta última, foram organizados dois grupos focais exploratórios, nos quais foram abordados temas relativos à rotina acadêmica e ao contexto biopsicossocial dos participantes, buscando estabelecer os seus efeitos sobre a saúde mental destes, por meio de dinâmicas de grupo e discussões. A partir disso, obtiveram-se resultados em consonância tanto com a revisão de literatura realizada acerca do tema quanto com aos aspectos particulares adquiridas pela comunidade acadêmica da UFMA durante da vivência na pandemia Covid-19. Assim sendo, confirmou-se a hipótese inicial de que os universitários dos cursos da saúde da UFMA, por suas condições sociodemográficas e por aquelas relacionadas à vida acadêmica, estão vulneráveis ao sofrimento psíquico ligado às vivências proporcionadas por esses cursos de graduação. Portanto, como primeira experiência com pesquisa qualitativa com grupos e em formato online da LAPS, faz-se reconhecida sua relevância por meio de relato de experiência.
Informações Gerais
Modalidades e critérios específicos
1. Minicursos: enviar resumo do que vai ser discutido. O minicurso deverá ter carga horária mínima de 4 (quatro) e máxima de 8 (oito) horas. Ocorrerá no turno da manhã, entre os dias 20 e 22 de outubro. É necessário informar: a) nome do minicurso; b) público-alvo; c) carga horária; d) dia(s) da semana; e) número mínimo e máximo de participantes; d) o que você precisará para ofertar o minicurso.
2. Mesa-Redonda: enviar resumo da mesa articulado com a temática da Semana e/ou os eixos das ênfases curriculares do curso de Psicologia da UFMA (“Processos Clínicos e de Saúde” e “Processos Psicossociais”). A mesa-redonda deve ser proposta por seu coordenador(a). A apresentação deve ser feita por até 03 membros contando com o coordenador(a), caso esse também for apresentar. O(A) coordenador(a) atuará como moderador(a) de forma a orientar a discussão em torno do tema principal da mesa-redonda. A mesa-redonda terá duração de 01 hora e meia, sendo 20 minutos para cada apresentação e 30 minutos para o debate e realização de perguntas.
3. Sessão Coordenada: enviar resumo do que será discutido. As sessões coordenadas se caracterizam pela organização de um conjunto de apresentações orais que se inter-relacionem ou se complementem. O agrupamento dos trabalhos será decidido conforme avaliação da Comissão Científica. O tempo de duração da sessão será de 01 hora, sendo até 15 minutos para a apresentação de cada trabalho e 15 minutos para realização de perguntas.
4. Relato de Experiência: enviar resumo do que será discutido. Consiste na apresentação de relatos de experiências de professores, alunos e/ou profissionais da Psicologia (não professores) em diferentes contextos como estágio (obrigatório e não obrigatório), projeto de extensão ou instituição na qual a experiência ocorreu. O tempo de duração do relato de experiência será de 01 hora, sendo 15 minutos para a apresentação de cada participante e 15 minutos para realização de perguntas.