O presente estudo está vinculado ao projeto de pesquisa intitulado “Análise das repercussões do retorno ao trabalho na subjetividade de servidores aposentados de uma IFES”. Diante da centralidade do trabalho na sociedade, o labor constitui-se em categoria essencial para a construção da identidade e saúde mental. É especialmente na sua ausência que o trabalho comparece como um dos grandes alicerces da constituição do sujeito, a exemplo da situação de aposentadoria (RIBEIRO; LÉDA, 2018). A partir da base teórica-metodológica da Psicodinâmica do Trabalho, da Psicologia Sócio-Histórica e do materialismo histórico-dialético foi realizada uma pesquisa qualitativa com 12 servidores aposentados de uma IFES que retornaram ao trabalho por meio do voluntariado. A pesquisa visou investigar razões de permanência desses servidores (técnicos e docentes) no trabalho, apesar do direito adquirido para a aposentadoria, assim como, identificar e analisar vivências de prazer e sofrimento destes profissionais no ambiente laboral como voluntários, considerando as adaptações necessárias com o advindo da pandemia. Constatou-se que o trabalho ocupa um lugar central nas vidas dos entrevistados, para além do retorno financeiro e da subsistência, sendo então propiciador de relações sociais e sentimentos de “garantia de ser útil”. As vivências de prazer no trabalho demarcam a razão de continuar em atividade mesmo com direito adquirido para a aposentadoria. E, a escolha pelo voluntariado, como possibilidade de trabalho que reduz as cargas e desgastes psíquicos, por vezes, até adoecimentos oriundos do trabalho formal e suas exigências de aumento da produtividade. Nesse contexto, a pandemia apresenta-se como uma possibilidade de desaceleração para parte dos aposentados, oportunizando vivências em outras áreas da vida para além do trabalho.
Informações Gerais
Modalidades e critérios específicos
1. Minicursos: enviar resumo do que vai ser discutido. O minicurso deverá ter carga horária mínima de 4 (quatro) e máxima de 8 (oito) horas. Ocorrerá no turno da manhã, entre os dias 20 e 22 de outubro. É necessário informar: a) nome do minicurso; b) público-alvo; c) carga horária; d) dia(s) da semana; e) número mínimo e máximo de participantes; d) o que você precisará para ofertar o minicurso.
2. Mesa-Redonda: enviar resumo da mesa articulado com a temática da Semana e/ou os eixos das ênfases curriculares do curso de Psicologia da UFMA (“Processos Clínicos e de Saúde” e “Processos Psicossociais”). A mesa-redonda deve ser proposta por seu coordenador(a). A apresentação deve ser feita por até 03 membros contando com o coordenador(a), caso esse também for apresentar. O(A) coordenador(a) atuará como moderador(a) de forma a orientar a discussão em torno do tema principal da mesa-redonda. A mesa-redonda terá duração de 01 hora e meia, sendo 20 minutos para cada apresentação e 30 minutos para o debate e realização de perguntas.
3. Sessão Coordenada: enviar resumo do que será discutido. As sessões coordenadas se caracterizam pela organização de um conjunto de apresentações orais que se inter-relacionem ou se complementem. O agrupamento dos trabalhos será decidido conforme avaliação da Comissão Científica. O tempo de duração da sessão será de 01 hora, sendo até 15 minutos para a apresentação de cada trabalho e 15 minutos para realização de perguntas.
4. Relato de Experiência: enviar resumo do que será discutido. Consiste na apresentação de relatos de experiências de professores, alunos e/ou profissionais da Psicologia (não professores) em diferentes contextos como estágio (obrigatório e não obrigatório), projeto de extensão ou instituição na qual a experiência ocorreu. O tempo de duração do relato de experiência será de 01 hora, sendo 15 minutos para a apresentação de cada participante e 15 minutos para realização de perguntas.