A Pandemia da COVID-19 trouxe inúmeros desafios para a formação de psicólogos, inclusive na realização dos estágios curriculares executados nos anos de 2020 e 2021.
Este Relato de experiência se propõe a apresentar desafios e possibilidades de um estágio curricular básico III, realizado através do Serviço- Escola de Psicologia- UNDB, no período letivo 2020.2, com carga horária total de 80 horas. Foram 21 alunos, do 6º período de Psicologia, no estágio em Orientação Profissional e de Carreira (OPC), nas modalidades clínica, organizacional e educacional. As supervisões foram realizadas de modo on line, inclusive com reuniões distintas para os três grupos, mas existiram momentos de encontros presenciais com todos. Ressalta-se que ao longo de todo estágio priorizou-se respeitar o distanciamento social e uso de máscaras faciais.
A Orientação Profissional (OP) Educacional, teve como parceira a Ong Acib, através da oferta de grupos de facilitação de escolhas para adolescentes e jovens. Foram designados oito estagiários, mas aqui será apresentado apenas o trabalho de uma das duplas de estagiárias que atuou na instituição.
Para a modalidade Clínica, foram distribuídas quatro estagiárias que realizaram atendimentos clínicos no Serviço- Escola de Psicologia- UNDB. Aqui será apresentado apenas o trabalho de uma das estagiárias deste grupo, a qual atuou em Orientação de carreira junto ao público adulto.
Na Organizacional foram designados nove estagiários, cujos objetivos foram: adquirir conhecimento prático das situações enfrentadas por um orientador profissional, desenvolver habilidades de planejamento, interação social, trabalho grupal, uso de mídias, compreender os limites do trabalho do Orientador Profissional e a sua relação com a Psicologia Organizacional e do Trabalho.
Informações Gerais
Modalidades e critérios específicos
1. Minicursos: enviar resumo do que vai ser discutido. O minicurso deverá ter carga horária mínima de 4 (quatro) e máxima de 8 (oito) horas. Ocorrerá no turno da manhã, entre os dias 20 e 22 de outubro. É necessário informar: a) nome do minicurso; b) público-alvo; c) carga horária; d) dia(s) da semana; e) número mínimo e máximo de participantes; d) o que você precisará para ofertar o minicurso.
2. Mesa-Redonda: enviar resumo da mesa articulado com a temática da Semana e/ou os eixos das ênfases curriculares do curso de Psicologia da UFMA (“Processos Clínicos e de Saúde” e “Processos Psicossociais”). A mesa-redonda deve ser proposta por seu coordenador(a). A apresentação deve ser feita por até 03 membros contando com o coordenador(a), caso esse também for apresentar. O(A) coordenador(a) atuará como moderador(a) de forma a orientar a discussão em torno do tema principal da mesa-redonda. A mesa-redonda terá duração de 01 hora e meia, sendo 20 minutos para cada apresentação e 30 minutos para o debate e realização de perguntas.
3. Sessão Coordenada: enviar resumo do que será discutido. As sessões coordenadas se caracterizam pela organização de um conjunto de apresentações orais que se inter-relacionem ou se complementem. O agrupamento dos trabalhos será decidido conforme avaliação da Comissão Científica. O tempo de duração da sessão será de 01 hora, sendo até 15 minutos para a apresentação de cada trabalho e 15 minutos para realização de perguntas.
4. Relato de Experiência: enviar resumo do que será discutido. Consiste na apresentação de relatos de experiências de professores, alunos e/ou profissionais da Psicologia (não professores) em diferentes contextos como estágio (obrigatório e não obrigatório), projeto de extensão ou instituição na qual a experiência ocorreu. O tempo de duração do relato de experiência será de 01 hora, sendo 15 minutos para a apresentação de cada participante e 15 minutos para realização de perguntas.