A sociedade capitalista contemporânea supervaloriza o trabalho e julga o não-trabalho negativamente, marcado pela inutilidade e improdutividade. A aposentadoria é um processo que pode gerar repercussões na vida dos trabalhadores. Ainda estão vinculadas à ideia de aposentado a velhice, a improdutividade e a inutilidade. A presente pesquisa propõe analisar as repercussões do processo de aposentadoria na subjetividade de docentes de uma Escola de Aplicação. Os objetivos específicos do estudo são: investigar o sentido do trabalho e da aposentadoria, identificar os aspectos relacionados à escolha em permanecer no mundo do trabalho e identificar as vivências de prazer e sofrimento diante da proximidade de afastamento do trabalho para os pesquisados. A base teórico-metodológica pauta-se na abordagem conceitual da Psicodinâmica do Trabalho, apropriando-se de contribuições da Abordagem Sócio-Histórica com base no referencial do Materialismo Histórico-Dialético. Utilizou-se a Análise Crítica do Discurso (ACD) como referencial para a análise das informações coletadas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados uma entrevista semiestruturada. Foram entrevistados quatro docentes da Escola de Aplicação pesquisada, todos com direito adquirido para a aposentadoria, mas que apesar disso continuam trabalhando. Compareceram três aspectos mais frequentes relacionados ao trabalho: o que o trabalho representa na vida dessas pessoas, as vivências de prazer e sofrimento elencadas por ele e os dilemas enfrentados diante da proximidade de afastamento do trabalho. Tais dados corroboram com as discussões teóricas levantadas acerca da centralidade do trabalho na contemporaneidade e consequentemente a existência de repercussões subjetivas causadas pelo processo de aposentadoria, visto que este pode representar ideias de improdutividade, inutilidade e até mesmo a perda da identidade desses indivíduos. Pontua-se a necessidade de uma maior discussão sobre o tema e implementações de programas de preparação para a aposentadoria, oferecendo suporte aos trabalhadores para o enfrentamento desse processo.
Informações Gerais
Modalidades e critérios específicos
1. Minicursos: enviar resumo do que vai ser discutido. O minicurso deverá ter carga horária mínima de 4 (quatro) e máxima de 8 (oito) horas. Ocorrerá no turno da manhã, entre os dias 20 e 22 de outubro. É necessário informar: a) nome do minicurso; b) público-alvo; c) carga horária; d) dia(s) da semana; e) número mínimo e máximo de participantes; d) o que você precisará para ofertar o minicurso.
2. Mesa-Redonda: enviar resumo da mesa articulado com a temática da Semana e/ou os eixos das ênfases curriculares do curso de Psicologia da UFMA (“Processos Clínicos e de Saúde” e “Processos Psicossociais”). A mesa-redonda deve ser proposta por seu coordenador(a). A apresentação deve ser feita por até 03 membros contando com o coordenador(a), caso esse também for apresentar. O(A) coordenador(a) atuará como moderador(a) de forma a orientar a discussão em torno do tema principal da mesa-redonda. A mesa-redonda terá duração de 01 hora e meia, sendo 20 minutos para cada apresentação e 30 minutos para o debate e realização de perguntas.
3. Sessão Coordenada: enviar resumo do que será discutido. As sessões coordenadas se caracterizam pela organização de um conjunto de apresentações orais que se inter-relacionem ou se complementem. O agrupamento dos trabalhos será decidido conforme avaliação da Comissão Científica. O tempo de duração da sessão será de 01 hora, sendo até 15 minutos para a apresentação de cada trabalho e 15 minutos para realização de perguntas.
4. Relato de Experiência: enviar resumo do que será discutido. Consiste na apresentação de relatos de experiências de professores, alunos e/ou profissionais da Psicologia (não professores) em diferentes contextos como estágio (obrigatório e não obrigatório), projeto de extensão ou instituição na qual a experiência ocorreu. O tempo de duração do relato de experiência será de 01 hora, sendo 15 minutos para a apresentação de cada participante e 15 minutos para realização de perguntas.