O texto em questão tem como temática central os sentidos que os servidores aposentados
de uma IFES dão ao trabalho remunerado após a aposentadoria. Está vinculado ao projeto
de pesquisa maior intitulado “Análise das repercussões do retorno ao trabalho na
subjetividade de servidores aposentados de uma IFES (Instituição Federal de Ensino
Superior)''. Busca analisar, por meio de uma pesquisa bibliográfica e empírica, os sentidos
da permanência no trabalho remunerado para os servidores aposentados de uma IFES.
Optou-se pelo uso do referencial teórico da Psicodinâmica do Trabalho em articulação com
o Materialismo Histórico-dialético. Diante da perspectiva do trabalho enquanto central na
sociedade, como uma referência econômica, psicológica, cultural e simbólica (CASTELL,
2001), faz-se necessário destacar como tal centralidade produz sentido tanto no âmbito da
formação de sociabilidade, quanto na construção subjetiva dos membros (AQUINO,
2008).Sendo assim, em uma sociedade capitalista que cultua a produtividade, a
aposentadoria - enquanto lugar do não trabalho, associada à inatividade - , pode
representar a perda de alguns sentidos e referências de vida para muitos sujeitos
envolvidos nessa empreitada. O tempo de não trabalho retrata o refugo, que não tem
utilidade técnica, social e econômica. (RIBEIRO; LEDA, 2018). A saída que muitos
encontram é a permanência no trabalho, tendo como motivação diversos fatores, dentre
eles: manutenção do vínculo social e afetivo com o trabalho e tudo o que está envolvido
(ocupação, instituição, pessoas) e complementação salarial.
Informações Gerais
Modalidades e critérios específicos
1. Minicursos: enviar resumo do que vai ser discutido. O minicurso deverá ter carga horária mínima de 4 (quatro) e máxima de 8 (oito) horas. Ocorrerá no turno da manhã, entre os dias 20 e 22 de outubro. É necessário informar: a) nome do minicurso; b) público-alvo; c) carga horária; d) dia(s) da semana; e) número mínimo e máximo de participantes; d) o que você precisará para ofertar o minicurso.
2. Mesa-Redonda: enviar resumo da mesa articulado com a temática da Semana e/ou os eixos das ênfases curriculares do curso de Psicologia da UFMA (“Processos Clínicos e de Saúde” e “Processos Psicossociais”). A mesa-redonda deve ser proposta por seu coordenador(a). A apresentação deve ser feita por até 03 membros contando com o coordenador(a), caso esse também for apresentar. O(A) coordenador(a) atuará como moderador(a) de forma a orientar a discussão em torno do tema principal da mesa-redonda. A mesa-redonda terá duração de 01 hora e meia, sendo 20 minutos para cada apresentação e 30 minutos para o debate e realização de perguntas.
3. Sessão Coordenada: enviar resumo do que será discutido. As sessões coordenadas se caracterizam pela organização de um conjunto de apresentações orais que se inter-relacionem ou se complementem. O agrupamento dos trabalhos será decidido conforme avaliação da Comissão Científica. O tempo de duração da sessão será de 01 hora, sendo até 15 minutos para a apresentação de cada trabalho e 15 minutos para realização de perguntas.
4. Relato de Experiência: enviar resumo do que será discutido. Consiste na apresentação de relatos de experiências de professores, alunos e/ou profissionais da Psicologia (não professores) em diferentes contextos como estágio (obrigatório e não obrigatório), projeto de extensão ou instituição na qual a experiência ocorreu. O tempo de duração do relato de experiência será de 01 hora, sendo 15 minutos para a apresentação de cada participante e 15 minutos para realização de perguntas.