Os desafios e possibilidades encontrados durante estágio curricular em Orientação Profissional e de Carreira realizado em uma Escola pública de São Luís do Maranhão no período da pandemia da Covid – 19.
O relato de experiencia será feito a partir do estágio obrigatório oferecido pelo curso de psicologia da Faculdade Pitagoras em Orientação Profissional e de Carreira no período da Pandemia da Covid – 19 no contexto escolar em uma escola pública de são luís do maranhão, onde o publico alvo foram os alunos do 3º ano do ensino médio. A exposição será feita pela professora supervisora, uma aluna da Faculdade Pitágoras e a preceptora de estágio que tinha como função acompanhar a prática dos alunos.
O relato de experiência visa pontuar a importância da orientação profissional e de carreira para os jovens que estão no processo de primeira escolha levando em consideração o contexto de pandemia que trouxe muitas incertezas e desafios para os alunos que estavam prestes a terminarem o ensino médio, assim também como se deu desde a construção do projeto até sua aplicação, como foi idealizado, consideração todo contexto Pandêmico que todos estavam inseridos tanto estagiários como a possível escola e toda sua comunidade que seria o campo de atuação.
Informações Gerais
Modalidades e critérios específicos
1. Minicursos: enviar resumo do que vai ser discutido. O minicurso deverá ter carga horária mínima de 4 (quatro) e máxima de 8 (oito) horas. Ocorrerá no turno da manhã, entre os dias 20 e 22 de outubro. É necessário informar: a) nome do minicurso; b) público-alvo; c) carga horária; d) dia(s) da semana; e) número mínimo e máximo de participantes; d) o que você precisará para ofertar o minicurso.
2. Mesa-Redonda: enviar resumo da mesa articulado com a temática da Semana e/ou os eixos das ênfases curriculares do curso de Psicologia da UFMA (“Processos Clínicos e de Saúde” e “Processos Psicossociais”). A mesa-redonda deve ser proposta por seu coordenador(a). A apresentação deve ser feita por até 03 membros contando com o coordenador(a), caso esse também for apresentar. O(A) coordenador(a) atuará como moderador(a) de forma a orientar a discussão em torno do tema principal da mesa-redonda. A mesa-redonda terá duração de 01 hora e meia, sendo 20 minutos para cada apresentação e 30 minutos para o debate e realização de perguntas.
3. Sessão Coordenada: enviar resumo do que será discutido. As sessões coordenadas se caracterizam pela organização de um conjunto de apresentações orais que se inter-relacionem ou se complementem. O agrupamento dos trabalhos será decidido conforme avaliação da Comissão Científica. O tempo de duração da sessão será de 01 hora, sendo até 15 minutos para a apresentação de cada trabalho e 15 minutos para realização de perguntas.
4. Relato de Experiência: enviar resumo do que será discutido. Consiste na apresentação de relatos de experiências de professores, alunos e/ou profissionais da Psicologia (não professores) em diferentes contextos como estágio (obrigatório e não obrigatório), projeto de extensão ou instituição na qual a experiência ocorreu. O tempo de duração do relato de experiência será de 01 hora, sendo 15 minutos para a apresentação de cada participante e 15 minutos para realização de perguntas.