Discutindo as relações étnicos-raciais sob o olhar de quem educa: um relato de experiência a partir de uma intervenção

  • Autor
  • Ana Gabrielle Sousa costa
  • Co-autores
  • VICTORIA MARIA AQUINO DA SILVA , Rosane de Sousa Miranda
  • Resumo
  • O presente trabalho é resultado de uma intervenção realizada por estudantes de psicologia da

    Universidade Federal do Maranhão na disciplina “Psicologia Educacional e Relações com a

    Diversidade”. O estudo das relações étnico-raciais se faz fundamental para a formação do

    profissional da educação, visto que ações racistas são frequentes dentro do contexto

    educacional. Segundo Cavalheiro (2005) é necessário “se arquitetar um novo projeto de

    educação que possibilite a inserção social igualitária e destravar o potencial intelectual,

    embotado pelo racismo”. Dessa forma, este trabalho buscou possibilitar a criação de um

    espaço de diálogo sobre as relações étnicos raciais e observar como o racismo se apresenta na

    escola a partir do olhar das educadoras de uma instituição educacional filantrópica da cidade

     

    de São Luís. A intervenção foi realizada de maneira pontual utilizando como estratégia metodológica a roda de conversa. Tal estratégia foi

    escolhida por se caracterizar como uma ferramenta de discussão de temas complexos e

    emergentes. Nesse

    sentido, as educadoras compartilharam suas vivências, impressões e ações voltadas para essa

    temática dentro do espaço educativo. Foi verificado em seus posicionamentos que o racismo

    e as relações étnico-raciais ainda são considerados temas sensíveis e polêmicos. Em relação

    às ações realizadas pela escola, percebeu-se o entendimento de que as questões raciais devem

    ser trabalhadas de forma conjunta em datas comemorativas, como por exemplo, o dia da

    consciência negra e o dia do “índio”. Ademais, as educadoras reconhecem a existência do

    racismo no ambiente escolar, todavia é perceptível a existência de desafios no que diz

    respeito ao conhecimento e aplicação de ferramentas que possam auxiliar na construção de

    uma educação antirracista. Diante do exposto, conclui-se que a relações étnico-raciais devem

    ser pautas permanentes no contexto educacional.

  • Palavras-chave
  • relações étnicos raciais, educação, racismo, psicologia
  • Área Temática
  • Relato de Experiência
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Em 2021, nos dias 20, 21 e 22 de outubro, ocorreu a XXII Semana do Curso de Psicologia da UFMA, que neste ano completa 30 anos! Assim, a Semana teve como tema “30 anos do Curso de Psicologia da UFMA: contando e fazendo história”.

 

Contamos com a participação de estudantes e profissionais, os quais tornaram este momento ainda mais importante!

Informações Gerais

 

  • Limite máximo de submissão como primeiro autor(a): dois (2);
  • Limite de proponentes por trabalho, incluindo minicursos: cinco (5);
  • Para submissão de trabalho com mais de um proponente, o primeiro será autor(a) e os demais co-autores;
  • No caso de trabalho apresentado por discente, a submissão deve constar com a co-autoria do professor(a) ou profissional responsável pela orientação ou supervisão da atividade;
  • Para todas as modalidades de apresentação, o resumo a ser enviado deverá ter entre 200 a 300 palavras.
  • Não serão aceitos resumo-expandidos.

 

Modalidades e critérios específicos

 

1. Minicursos: enviar resumo do que vai ser discutido. O minicurso deverá ter carga horária mínima de 4 (quatro) e máxima de 8 (oito) horas. Ocorrerá no turno da manhã, entre os dias 20 e 22 de outubro. É necessário informar: a) nome do minicurso; b) público-alvo; c) carga horária; d) dia(s) da semana; e) número mínimo e máximo de participantes; d) o que você precisará para ofertar o minicurso.

 

2. Mesa-Redonda: enviar resumo da mesa articulado com a temática da Semana e/ou os eixos das ênfases curriculares do curso de Psicologia da UFMA (“Processos Clínicos e de Saúde” e “Processos Psicossociais”). A mesa-redonda deve ser proposta por seu coordenador(a). A apresentação deve ser feita por até 03 membros contando com o coordenador(a), caso esse também for apresentar. O(A) coordenador(a) atuará como moderador(a) de forma a orientar a discussão em torno do tema principal da mesa-redonda. A mesa-redonda terá duração de 01 hora e meia, sendo 20 minutos para cada apresentação e 30 minutos para o debate e realização de perguntas.

 

3. Sessão Coordenada: enviar resumo do que será discutido. As sessões coordenadas se caracterizam pela organização de um conjunto de apresentações orais que se inter-relacionem ou se complementem. O agrupamento dos trabalhos será decidido conforme avaliação da Comissão Científica. O tempo de duração da sessão será de 01 hora, sendo até 15 minutos para a apresentação de cada trabalho e 15 minutos para realização de perguntas.

 

4. Relato de Experiência: enviar resumo do que será discutido. Consiste na apresentação de relatos de experiências de professores, alunos e/ou profissionais da Psicologia (não professores) em diferentes contextos como estágio (obrigatório e não obrigatório), projeto de extensão ou instituição na qual a experiência ocorreu. O tempo de duração do relato de experiência será de 01 hora, sendo 15 minutos para a apresentação de cada participante e 15 minutos para realização de perguntas.

  • Minicurso
  • Mesa-Redonda
  • Sessão Coordenada
  • Relato de Experiência

Departamento de Psicologia da UFMA