O presente trabalho é resultado de uma intervenção realizada por estudantes de psicologia da
Universidade Federal do Maranhão na disciplina “Psicologia Educacional e Relações com a
Diversidade”. O estudo das relações étnico-raciais se faz fundamental para a formação do
profissional da educação, visto que ações racistas são frequentes dentro do contexto
educacional. Segundo Cavalheiro (2005) é necessário “se arquitetar um novo projeto de
educação que possibilite a inserção social igualitária e destravar o potencial intelectual,
embotado pelo racismo”. Dessa forma, este trabalho buscou possibilitar a criação de um
espaço de diálogo sobre as relações étnicos raciais e observar como o racismo se apresenta na
escola a partir do olhar das educadoras de uma instituição educacional filantrópica da cidade
de São Luís. A intervenção foi realizada de maneira pontual utilizando como estratégia metodológica a roda de conversa. Tal estratégia foi
escolhida por se caracterizar como uma ferramenta de discussão de temas complexos e
emergentes. Nesse
sentido, as educadoras compartilharam suas vivências, impressões e ações voltadas para essa
temática dentro do espaço educativo. Foi verificado em seus posicionamentos que o racismo
e as relações étnico-raciais ainda são considerados temas sensíveis e polêmicos. Em relação
às ações realizadas pela escola, percebeu-se o entendimento de que as questões raciais devem
ser trabalhadas de forma conjunta em datas comemorativas, como por exemplo, o dia da
consciência negra e o dia do “índio”. Ademais, as educadoras reconhecem a existência do
racismo no ambiente escolar, todavia é perceptível a existência de desafios no que diz
respeito ao conhecimento e aplicação de ferramentas que possam auxiliar na construção de
uma educação antirracista. Diante do exposto, conclui-se que a relações étnico-raciais devem
ser pautas permanentes no contexto educacional.
Informações Gerais
Modalidades e critérios específicos
1. Minicursos: enviar resumo do que vai ser discutido. O minicurso deverá ter carga horária mínima de 4 (quatro) e máxima de 8 (oito) horas. Ocorrerá no turno da manhã, entre os dias 20 e 22 de outubro. É necessário informar: a) nome do minicurso; b) público-alvo; c) carga horária; d) dia(s) da semana; e) número mínimo e máximo de participantes; d) o que você precisará para ofertar o minicurso.
2. Mesa-Redonda: enviar resumo da mesa articulado com a temática da Semana e/ou os eixos das ênfases curriculares do curso de Psicologia da UFMA (“Processos Clínicos e de Saúde” e “Processos Psicossociais”). A mesa-redonda deve ser proposta por seu coordenador(a). A apresentação deve ser feita por até 03 membros contando com o coordenador(a), caso esse também for apresentar. O(A) coordenador(a) atuará como moderador(a) de forma a orientar a discussão em torno do tema principal da mesa-redonda. A mesa-redonda terá duração de 01 hora e meia, sendo 20 minutos para cada apresentação e 30 minutos para o debate e realização de perguntas.
3. Sessão Coordenada: enviar resumo do que será discutido. As sessões coordenadas se caracterizam pela organização de um conjunto de apresentações orais que se inter-relacionem ou se complementem. O agrupamento dos trabalhos será decidido conforme avaliação da Comissão Científica. O tempo de duração da sessão será de 01 hora, sendo até 15 minutos para a apresentação de cada trabalho e 15 minutos para realização de perguntas.
4. Relato de Experiência: enviar resumo do que será discutido. Consiste na apresentação de relatos de experiências de professores, alunos e/ou profissionais da Psicologia (não professores) em diferentes contextos como estágio (obrigatório e não obrigatório), projeto de extensão ou instituição na qual a experiência ocorreu. O tempo de duração do relato de experiência será de 01 hora, sendo 15 minutos para a apresentação de cada participante e 15 minutos para realização de perguntas.