As discussões fomentadas e a produção científica divulgada acerca dos problemas ambientais e situação da qualidade de vida do trabalhador rural da Agricultura Orgânica Familiar ainda se encontram tímidas, mas vem ganhando espaços no âmbito nacional nos meios de comunicação em geral. A partir do percurso acadêmico-científico do Grupo de Estudos e Pesquisa em Qualidade de Vida, Trabalho e Saúde, liderado pela Profª. Drª. Yldry Souza Ramos Queiroz Pessoa, houve a proposição da pesquisa acerca da temática do meio rural desenvolvida pela aluna Lorena Alves da Silva, intitulada “O olhar dos docentes de Psicologia da UFMA sobre o meio rural”, sendo oriunda do programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). O objetivo foi analisar as percepções sociais dos docentes em Psicologia da UFMA sobre o "meio rural" e seus respectivos habitantes. Optou-se por uma pesquisa qualitativa-quantitativa, de cunho bibliográfico e transversal. Participaram da pesquisa 14 docentes, de diversas áreas de atuação e todos responderam questionário estruturado, criado no Google Forms. Os resultados apontaram que percepção dos docentes acerca do mundo rural ainda é muito marcada pela dicotomia rural x urbano, atrasado x desenvolvido. A grande maioria considera a importância da temática ser trabalhada nas disciplinas para a formação do aluno, embora nem todos visualizam a atuação do psicólogo no campo das ruralidades. Conclui-se que é urgente inserção da temática, mesmo que transversalmente, na formação dos discentes de psicologia, além de publicizar para os docentes materiais para que quebrem as dualidades de concepções colonizadas entre os meios rural x urbano.
Informações Gerais
Modalidades e critérios específicos
1. Minicursos: enviar resumo do que vai ser discutido. O minicurso deverá ter carga horária mínima de 4 (quatro) e máxima de 8 (oito) horas. Ocorrerá no turno da manhã, entre os dias 20 e 22 de outubro. É necessário informar: a) nome do minicurso; b) público-alvo; c) carga horária; d) dia(s) da semana; e) número mínimo e máximo de participantes; d) o que você precisará para ofertar o minicurso.
2. Mesa-Redonda: enviar resumo da mesa articulado com a temática da Semana e/ou os eixos das ênfases curriculares do curso de Psicologia da UFMA (“Processos Clínicos e de Saúde” e “Processos Psicossociais”). A mesa-redonda deve ser proposta por seu coordenador(a). A apresentação deve ser feita por até 03 membros contando com o coordenador(a), caso esse também for apresentar. O(A) coordenador(a) atuará como moderador(a) de forma a orientar a discussão em torno do tema principal da mesa-redonda. A mesa-redonda terá duração de 01 hora e meia, sendo 20 minutos para cada apresentação e 30 minutos para o debate e realização de perguntas.
3. Sessão Coordenada: enviar resumo do que será discutido. As sessões coordenadas se caracterizam pela organização de um conjunto de apresentações orais que se inter-relacionem ou se complementem. O agrupamento dos trabalhos será decidido conforme avaliação da Comissão Científica. O tempo de duração da sessão será de 01 hora, sendo até 15 minutos para a apresentação de cada trabalho e 15 minutos para realização de perguntas.
4. Relato de Experiência: enviar resumo do que será discutido. Consiste na apresentação de relatos de experiências de professores, alunos e/ou profissionais da Psicologia (não professores) em diferentes contextos como estágio (obrigatório e não obrigatório), projeto de extensão ou instituição na qual a experiência ocorreu. O tempo de duração do relato de experiência será de 01 hora, sendo 15 minutos para a apresentação de cada participante e 15 minutos para realização de perguntas.