Esta pesquisa foi desenvolvida a partir de inquietações e incertezas frente à escassez e incipiência de estudos sobre a Psicologia das Ruralidades e sobre a inclusão desta temática no percurso de formação acadêmica de futuros psicólogos “socializa r ”, publiciza r e propaga r , considerando a importância de dos conhecimentos desenvolvidos sobre o contexto rural . A partir destas considerações, esta pesquisa buscou analisar as percepções de discentes do curso de Psicologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) acerca do tema do espaço rural, considerando os aspectos de formação acadêmica, de conhecimentos sobre o tema em questão e de atuação do psicólogo no espaço rural. Como critério de inclusão, definiu-se que os participantes deveriam ser universitários e estar regularmente matriculados no curso de Psicologia da UFMA, contabilizando o total de 89 respondentes. Realizou-se um estudo exploratório misto com revisão de literatura e pesquisa empírica para coleta de dados, a qual foi realizada através de um formulário online na plataforma Google Forms . Os resultados apontam que 40% dos participantes estão nada satisfeitos e 40% estão pouco satisfeitos com a sua formação acadêmica em relação à inclusão da temática do espaço rural. Corrobora a este aspecto os fatos de que a maioria dos respondentes (46%) consideram que possuem um conhecimento regular sobre o tema e que 49% analisam como importante a abordagem deste assunto na formação acadêmica. Os dados da pesquisa evidenciam uma lacuna na estruturação dos componentes curriculares, na atuação didática dos docentes e nos eventos acadêmicos quanto à inclusão da temática do meio rural na graduação em Psicologia. Concluiu-se que é importante contribuir para reflexões acerca da importância de atuação do psicólogo frente ao contexto rural brasileiro e seus atores sociais, corroborando uma postura ética e crítica para enfrentamento dos desafios vivenciados, a favor de um compromisso social.
Informações Gerais
Modalidades e critérios específicos
1. Minicursos: enviar resumo do que vai ser discutido. O minicurso deverá ter carga horária mínima de 4 (quatro) e máxima de 8 (oito) horas. Ocorrerá no turno da manhã, entre os dias 20 e 22 de outubro. É necessário informar: a) nome do minicurso; b) público-alvo; c) carga horária; d) dia(s) da semana; e) número mínimo e máximo de participantes; d) o que você precisará para ofertar o minicurso.
2. Mesa-Redonda: enviar resumo da mesa articulado com a temática da Semana e/ou os eixos das ênfases curriculares do curso de Psicologia da UFMA (“Processos Clínicos e de Saúde” e “Processos Psicossociais”). A mesa-redonda deve ser proposta por seu coordenador(a). A apresentação deve ser feita por até 03 membros contando com o coordenador(a), caso esse também for apresentar. O(A) coordenador(a) atuará como moderador(a) de forma a orientar a discussão em torno do tema principal da mesa-redonda. A mesa-redonda terá duração de 01 hora e meia, sendo 20 minutos para cada apresentação e 30 minutos para o debate e realização de perguntas.
3. Sessão Coordenada: enviar resumo do que será discutido. As sessões coordenadas se caracterizam pela organização de um conjunto de apresentações orais que se inter-relacionem ou se complementem. O agrupamento dos trabalhos será decidido conforme avaliação da Comissão Científica. O tempo de duração da sessão será de 01 hora, sendo até 15 minutos para a apresentação de cada trabalho e 15 minutos para realização de perguntas.
4. Relato de Experiência: enviar resumo do que será discutido. Consiste na apresentação de relatos de experiências de professores, alunos e/ou profissionais da Psicologia (não professores) em diferentes contextos como estágio (obrigatório e não obrigatório), projeto de extensão ou instituição na qual a experiência ocorreu. O tempo de duração do relato de experiência será de 01 hora, sendo 15 minutos para a apresentação de cada participante e 15 minutos para realização de perguntas.