O olhar discente sobre o meio rural

  • Autor
  • Polyana Carvalho dos Anjos
  • Co-autores
  • Yldry Souza Ramos Queiroz Pessoa
  • Resumo
  • Esta  pesquisa  foi  desenvolvida  a  partir  de  inquietações  e  incertezas  frente  à  escassez  e incipiência  de  estudos  sobre  a  Psicologia  das  Ruralidades  e  sobre  a  inclusão  desta  temática  no percurso  de  formação  acadêmica  de futuros  psicólogos “socializa r ”, publiciza r e  propaga r , considerando  a  importância  de dos  conhecimentos desenvolvidos sobre  o contexto rural .  A partir  destas  considerações,  esta  pesquisa  buscou  analisar  as  percepções  de  discentes  do  curso de  Psicologia  da Universidade  Federal  do  Maranhão  (UFMA)  acerca  do  tema  do  espaço  rural, considerando  os  aspectos  de  formação  acadêmica,  de  conhecimentos  sobre  o  tema  em  questão e  de  atuação  do  psicólogo  no  espaço  rural.  Como  critério  de  inclusão,  definiu-se  que  os participantes  deveriam  ser  universitários  e  estar  regularmente  matriculados  no  curso  de Psicologia  da  UFMA,  contabilizando  o  total  de  89  respondentes.  Realizou-se  um estudo  exploratório  misto  com  revisão  de  literatura  e  pesquisa  empírica  para  coleta de dados,  a  qual  foi  realizada  através  de  um  formulário online na  plataforma Google  Forms .  Os resultados apontam  que  40%  dos  participantes  estão  nada  satisfeitos  e  40%  estão pouco  satisfeitos  com  a  sua  formação  acadêmica  em  relação  à  inclusão  da  temática  do  espaço rural.  Corrobora  a  este  aspecto  os  fatos  de  que  a  maioria  dos  respondentes  (46%)  consideram que  possuem  um  conhecimento  regular  sobre  o  tema  e  que  49%  analisam  como  importante  a abordagem  deste  assunto  na  formação  acadêmica.  Os  dados  da  pesquisa  evidenciam  uma  lacuna na  estruturação  dos  componentes  curriculares,  na  atuação  didática  dos  docentes  e  nos  eventos acadêmicos  quanto  à  inclusão  da  temática  do  meio  rural  na  graduação  em  Psicologia.  Concluiu-se que é importante contribuir  para  reflexões  acerca  da  importância  de  atuação  do  psicólogo  frente ao  contexto  rural  brasileiro  e  seus atores  sociais,  corroborando  uma  postura  ética  e  crítica para  enfrentamento dos desafios vivenciados,  a  favor de  um compromisso social.  

  • Palavras-chave
  • Psicologia, Ruralidades, Discentes,
  • Área Temática
  • Sessão Coordenada
Voltar

Em 2021, nos dias 20, 21 e 22 de outubro, ocorreu a XXII Semana do Curso de Psicologia da UFMA, que neste ano completa 30 anos! Assim, a Semana teve como tema “30 anos do Curso de Psicologia da UFMA: contando e fazendo história”.

 

Contamos com a participação de estudantes e profissionais, os quais tornaram este momento ainda mais importante!

Informações Gerais

 

  • Limite máximo de submissão como primeiro autor(a): dois (2);
  • Limite de proponentes por trabalho, incluindo minicursos: cinco (5);
  • Para submissão de trabalho com mais de um proponente, o primeiro será autor(a) e os demais co-autores;
  • No caso de trabalho apresentado por discente, a submissão deve constar com a co-autoria do professor(a) ou profissional responsável pela orientação ou supervisão da atividade;
  • Para todas as modalidades de apresentação, o resumo a ser enviado deverá ter entre 200 a 300 palavras.
  • Não serão aceitos resumo-expandidos.

 

Modalidades e critérios específicos

 

1. Minicursos: enviar resumo do que vai ser discutido. O minicurso deverá ter carga horária mínima de 4 (quatro) e máxima de 8 (oito) horas. Ocorrerá no turno da manhã, entre os dias 20 e 22 de outubro. É necessário informar: a) nome do minicurso; b) público-alvo; c) carga horária; d) dia(s) da semana; e) número mínimo e máximo de participantes; d) o que você precisará para ofertar o minicurso.

 

2. Mesa-Redonda: enviar resumo da mesa articulado com a temática da Semana e/ou os eixos das ênfases curriculares do curso de Psicologia da UFMA (“Processos Clínicos e de Saúde” e “Processos Psicossociais”). A mesa-redonda deve ser proposta por seu coordenador(a). A apresentação deve ser feita por até 03 membros contando com o coordenador(a), caso esse também for apresentar. O(A) coordenador(a) atuará como moderador(a) de forma a orientar a discussão em torno do tema principal da mesa-redonda. A mesa-redonda terá duração de 01 hora e meia, sendo 20 minutos para cada apresentação e 30 minutos para o debate e realização de perguntas.

 

3. Sessão Coordenada: enviar resumo do que será discutido. As sessões coordenadas se caracterizam pela organização de um conjunto de apresentações orais que se inter-relacionem ou se complementem. O agrupamento dos trabalhos será decidido conforme avaliação da Comissão Científica. O tempo de duração da sessão será de 01 hora, sendo até 15 minutos para a apresentação de cada trabalho e 15 minutos para realização de perguntas.

 

4. Relato de Experiência: enviar resumo do que será discutido. Consiste na apresentação de relatos de experiências de professores, alunos e/ou profissionais da Psicologia (não professores) em diferentes contextos como estágio (obrigatório e não obrigatório), projeto de extensão ou instituição na qual a experiência ocorreu. O tempo de duração do relato de experiência será de 01 hora, sendo 15 minutos para a apresentação de cada participante e 15 minutos para realização de perguntas.

  • Minicurso
  • Mesa-Redonda
  • Sessão Coordenada
  • Relato de Experiência

Departamento de Psicologia da UFMA