CULTOS AFRO-PARAIBANOS: JUREMA, UMBANDA, CANDOMBLÉ

  • Autor
  • Valdri Efun Lourenço e Lima de Santa Rita (Valdir Lima)
  • Resumo
  • O presente trabalho pretende contribuir para uma reconstrução histórica das religiões afro-brasileiras e afro-ameríndias na Paraíba, a saber: Jurema, Umbanda e Candomblé, respectivamente. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e documental e a fonte oral. O uso da língua ancestral, através de pontos, rezas, corimas, é recorrente no transcurso do trabalho, além da narrativa de mitos africanos no corpus do mesmo. Fizemos uma reconstrução histórica do culto secular da Jurema Preta no Sítio Acais em Alhandra, do tradicional Catimbó de Jurema, da formação da Umbanda paraibana. Um dos pontos mais importantes da pesquisa, dá-se com a Lei 3.434, assinada pelo governador João Agripino (1966-1971), garantindo a liberdade dos cultos afro-paraibanos. A trajetória de militantes como Mãe Rita Preta, Mãe Marinalva, Cícero Tomé e Carlos Leal Rodrigues, fizeram com que surgisse  a primeira federação afro-paraibana. A seguir, registramos a chegada do tradicional Candomblé ao Estadoparaibano, através de Pai Jackson (Cajazeiras), Pai Erivaldo, ambos da nação Ketu, Mãe Beata de Yemonjá (In Memorian), da nação Angola e Mãe Renilda-Jeje Savalú, João Pessoa. Por fim,analisaremos o surgimento e papel das federações, criadas geralmente por dissidências.

  • Palavras-chave
  • Jurema, Umbanda, Candomblé, Federações, Lei 3.434, Religiões Afro-brasileiras.
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