Introdução: As doenças psicossomáticas representam grande desafio diagnóstico e clínico, tratando-se conceitualmente, da importante influência dos fatores psicológicos na determinação de doenças orgânicas. Um público bastante vulnerável seria o grupo de estudantes, visto que o estresse e os conflitos internos existentes nesse período são clássicos fatores de risco.
No geral as doenças psicossomáticas representam um conjunto de sinais e sintomas orgânicos, com origem, que remeteria ao campo psicológico, já existindo relatos históricos de atribuição. Uma das principais teorias seria de estimulo do sistema nervoso autônomo. Atualmente, existem diversas doenças classicamente descritas com componente psicológico envolvido, como : fibromialgia, cefaleia do tipo tensão e síndrome do intestino irritável.Apesar do avanço científico na área, o conhecimento dessa etiologia patológica é pouco debatida entre a população , que enfrenta as mesmas com estigmas importantes e desconhece formas de atendimento multidisciplinar, que envolveria medicina, psicologia e terapias.
Objetivo: avaliar a manifestação somática entre estudantes e os desafios enfrentados
Método: revisão de literatura utilizando pesquisas indexadas no google scholar e pubmed
Resultados: Atualmente é visto que quase 80% dos universitários perpassam por algum sintoma psicossomático, os principais sinais relatados por tal público seriam a cefaleia e a insônia, que trazem prejuízo cotidiano, mas que paradoxalmente não é acompanhado de uma maior busca por ajuda psicológica, sobretudo devido ao tempo destinado ao estudo, conciliação com trabalho e questões financeiras.Além disso a falta de conhecimento acerca da etiologia favorece o inadequado tratamento.
Conclusão: Diante do exposto, e com base nos estudos utilizados é possível perceber que as doenças psicossomáticas tem base multifatorial e enfrenta dificuldades estruturais de tratamento entre o público estudantil, necessitando de intervenções do tipo educação em saúde mais presente nos locais. Além disso é visto através do estudo, que os principais sintomas são de importância socioeconômico, visto que afetam diretamente a capacidade funcional do individuo.
Referências:
ZIMERMAN, D. E. Vocabulário contemporâneo de psicanálise. Porto Alegre: Artmed, 2001.
BALLONE, G. J.; ORTOLANI, I. V.; NETO, E. P. Da emoção à lesão: um guia de medicina psicossomática. 2. ed. Barueri: Manole, 2007
FABRO, M.S, MARQUES, S.B, NAGAKI, T.F, PSYCHOSOMATIC SYMPTOMS IN COLLEGE STUDENTS FROM A POSTSECONDARY INSTITUTION IN THE INLAND OF SAO PAULO
Nota de rodapé: MÉDICO, UNICHRISTUS, jenielsonbrito28@gmail.com
Comissão Organizadora
IGOR COSTA SANTOS
Comissão Científica