O capítulo a seguir trata da uma revisão a cerca da síndrome de EKBOM, baseada em artigos cientificos já publicados.Tem por objetivo ser informativo , fomentar educação em saúde( fator necessário para melhor condução da sindrome em ambientes de consultório), além de mitigar o preconceito dos pacientes acerca do diagnóstico de uma doença psicossomática, a metodologia utilizada foi a extração de artigos , indexados em plataformas cientificas, com posterior análise contextual de atualização, com escrita baseada em didática e nos moldes solicitados. Nos resultados é perceptível o perfil de paciente mais comumente presente ao diagnóstico, desde a epidemiologia, seguida de quadro clínico clássico e dos obstáculos mais comuns a condução do mesmo.Na discussão é apresentando a sequência propedêutica baseada em evidências, com avaliação integral do paciente, observações acerca da avaliação do mesmo como um todo, percebendo questões psicologicas e emocionais na construção de doenças orgânicas e o papel do profissional de saúde na condução e atenção ao paciente. Por fim as considerações são feitas relatando escassez da literatura vigente sobre a origem das doença somatiforme e na importância da educação em saúde , tanto a nível de profissionais de saúde, quanto a nível de educação do paciente, retratando que para se obter melhores resultados terapêuticos, ambos devem estar instruidos e contruirem um projeto terapêutico compartilhado, para reduzir os obstaculos enfrentados.
Comissão Organizadora
IGOR COSTA SANTOS
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