PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE INTERNAÇÕES DE URGÊNCIA POR CAUSAS EXTERNAS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES, NO ANO DE 2017, EM SALVADOR/BA

  • Autor
  • Paloma Petilo
  • Co-autores
  • Bruna Murta
  • Resumo
  • Introdução: As Causas Externas ou Acidentes e Violências, atualmente, são agravos da saúde pública¹ que estão vitimizando crianças e adolescentes, aumentando os serviços de urgência/emergência e o índice de morbimortalidade nesta população. Objetivos: Estudar e analisar as características de internações de crianças e adolescentes por Causas Externas, no ano de 2017, em Salvador/BA. Metodologia: Pesquisa quantitativa, do tipo descritiva exploratória, cujos dados são do DATASUS.² O público alvo são crianças e adolescentes menores de 15 anos, vítimas de acidentes e violências internadas nos serviços de emergências/urgências intra-hospitalares, durante o ano de 2017, em Salvador/BA. Os dados foram obtidos diretamente no site do Ministério da Saúde, estudando as variáveis como números de internações, separação por categorias de causas, sexo, faixa etária e óbitos. Os tipos de grupos analisados foram classificados nos códigos do capítulo XX (causas externas de morbidade e mortalidade) da Classificação Internacional de Doenças, décima revisão (CID-10): Acidentes por Transportes Terrestres (V01-09), Outras causas externas de lesões acidentais (W00-X59), Quedas (W00-W19) e Agressões (X85-Y09), sendo tabulados e analisados conforme o Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS). Resultados e Discussão: Entre janeiro e dezembro de 2017, ocorreram 768 internações por causas externas em Salvador/BA, tendo Quedas como principal motivo (50,7%). Os Acidentes de Transportes Terrestres são a segunda maior causa de internações (19,5%) e apresentaram o maior número de óbitos (3). E o grupo Agressões corresponde a 19,4%. O sexo masculino, na faixa etária de 10 a 14 anos, foi o mais acometido pelas agressões especificadas neste estudo. Isso ocorre porque eles são mais predominantes a fatores comportamentais e socioeconômicos, pois agem de forma mais impulsiva e trabalham mais precocemente³, comparando com o sexo feminino. Conclusão: Há necessidade de medidas preventivas e investimento na segurança4, visando reduzir o índice de internações por Causas Externas nas unidades de urgência/emergência e oferecer uma maior qualidade de vida a crianças e adolescentes.

     

    Referências: 

     

    1. Brasil, Ministério da Saúde. Portaria nº 737/MS/GM, de 16 de maio de 2001. Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violências. Brasília: Ministério da Saúde; 2001 [Internet]. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/acidentes.pdf>.

     

    2. Brasil. Ministério da Saúde. DATASUS.  Informações de saúde. [internet]. Brasília: DATASUS; 2008. Disponível em: <http://www2.datasus.gov.br/DATASUS/index.php?area=0203&id=6928&VObj=http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/deftohtm.exe?sih/cnv/fi>.

     

    3. MALTA, DC; MASCARENHAS, M. D. M. et. al. A ocorrência de causas externas na infância em serviços de urgência: aspectos epidemiológicos, Brasil, 2014. Minais Gerais: Revista Ciências & Saúde Coletiva; 2016. p. 0-16.

     

    4.  ALBUQUERQUE, MNG; CAVALCANTE, CAA. et.al. Causas externas: características de crianças e adolescentes assistidas em um hospital do Rio Grande do Norte, 2009. Rio Grande do Norte: Rev. Bras. Pesq. Saúde; 2014. p. 0-8.

     

    Dados dos Autores:

     

    Paloma Alves Santos Petilo

    Universidade Católica do Salvador, Brasil

    Email: paloma.petilo@ucsal.edu.br

    URL Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7641264796534525

     

    Bruna Oliveira Correia Murta

    Universidade Católica do Salvador, Brasil

    Email: bruna.murta@ucsal.edu.br

    URL Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2956276009356392 

  • Palavras-chave
  • Causas Externas, Crianças Adolescente Epidemiologia, Urgência.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Urgência e Emergência Intra-Hospitalar
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Esse é o anais do I Congresso Norte Nordeste de Enfermagem, realizado nos dias 16 e 17 de novembro de 2018 pela UP Cursos e Eventos no Hotel DelMar em Aracaju-Se. 

O evento contou com a presença de mais de 400 congressistas de diverssos estados e regiões. Foram submitidos mais de 50 trabalhos, sendo apresentados 16 trabalhos cientifícos durante o congresso. 

 

A publicação dos anais é uma parceria da UP Cursos e Eventos com Revista Científica: Journal Health Connections - Estácio.

 

Informações sobre o evento e o artigos: 

E-mail: upcrusoseeventos@gmail.com

Tel.: (79) 9.9855-0714

I. DISPOSIÇÕES GERAIS

  1. Será aceito apenas 1 (um) trabalho por pessoa como PRIMEIRO AUTOR.
  2. O número máximo de pessoas por trabalho é de 5 (cinco) pessoas (1 autor e 4 coautores).
  3. Os trabalhos serão apresentados unicamente em formato de Pôster impresso.
  4. O primeiro autor e/ou o apresentador do TRABALHO ACEITO para apresentação em pôster deverão estar com suas inscrições realizadas no congresso.
  5. Cada trabalho poderá ser inscrito em APENAS 1 (uma) das categorias, segundo determinação dos próprios autores.
  6. Fica resguardado o direito a UP CURSOS E EVENTOS de publicar os Trabalhos Científicos em seu site, jornal e outras mídias, assim como fotos de seus autores, para fins exclusivamente de divulgação do Congresso, não cabendo ônus financeiro e/ou trabalhista por parte da empresa aos autores e coautores dos trabalhos.

 

  1. DOS PRAZOS
  1. A data limite e improrrogável para o envio dos trabalhos será até às 23:59h do dia 31 de julho de 2018. Após esta data as inscrições serão consideradas ENCERRADAS.
  2. Resultados da avaliação, aceite e seleção dos trabalhos aprovados pela Comissão Científica do Congresso: a partir de 15 de outubro de 2018.

 

  1. DA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS
  1. Os trabalhos deverão ser submetidos, ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE, via on-line por meio do formulário eletrônico disponível em Submissão de Trabalhos que pode ser acessado no site www.upcursoseeventos.com.br.
  2. Os resumos deverão ser ajustados ao tamanho padrão (no máximo 2.500 caracteres).
  3. Deverão ser apresentados em Fonte Arial ou Times New Roman , Tamanho 10, com espaçamento simples.
  4. Os trabalhos devem abordar temas relacionados à área da ENFERMAGEM nas seguintes áreas: Urgência e Emergência Intra-Hospitalar, Enfermagem na Terapia Intensiva, Centro Cirúrgico e Centro de Materiais de Esterilização.
  5. Os resumos que serão SUBMETIDOS deverão ser estruturados, contendo os itens abaixo especificados:
    1. Campo “Título do Trabalho”
      1. Título do Trabalho, em letras MAIÚSCULAS.

 

    1. Campo “Autores”
      1. A identificação dos autores deverá conter o nome e sobrenome (sem abreviaturas);
      2. O número de autores por trabalho é limitado a 5 (cinco) participantes (1 autor e 4 coautores).
    2. Campo “Resumo do Trabalho” (máximo 2.500 caracteres com espaço)

 Ø Texto estruturado contendo:

      1. Introdução, Objetivos, Método, Resultados/Discussão e Conclusão;
      2. Texto em Parágrafo único;
      3. Texto corrido;
      4. Não conter os nomes dos autores;
      5. Não inserir Referências Bibliográficas no Campo Resumo; 
      6. Não inserir figuras, tabelas e gráficos no Resumo.
    1. Campo “Submissão de Resumo e Trabalho”
      1. ANEXAR RESUMO COMPLETO EM PDF, INCLUINDO OS AUTORES COM NOME COMPLETO, EMAIL, INSTITUIÇÃO VINCULADA, URL DO CURRÍCULO LATTES E REFERÊNCIAS UTILIZADAS NO TRABALHO, CONFORME EXEMPLO NO ITEM VIII.

 

  1. O autor deverá escolher a categoria que irá submeter o trabalho: Estudo de Campo, Relato de Caso/Experiência.
  2. APÓS A SUBMISSÃO DO RESUMO NÃO SERÃO PERMITIDAS INCLUSÕES E/OU RETIRADAS DE AUTORES DO TRABALHO.
  1. DA COMISSÃO JULGADORA
  1. Os trabalhos serão avaliados pela Comissão Científica do evento.
  2. Fica a critério da Comissão Científica julgar como DEFERIR OU NÃO DEFERIDO o resumo, segundo os critérios aqui estabelecidos.
  3. A Comissão científica do congresso, resguarda-se ao direito de NÃO REVER Trabalhos que não foram aceitos.

 

  1. DAS NORMAS ESPECÍFICAS DA MODALIDADE DE APRESENTAÇÃO DO TRABALHO (PÔSTER)
  1. É absolutamente necessário que o autor e/ou o apresentador(a) do trabalho estejam inscritos no congresso.
  2. Os trabalhos selecionados para exposição em pôster serão apresentados em forma visual, afixados em local específico e o relator do trabalho deverá permanecer no local indicado durante todo o horário determinado para sua explanação.
  3. A confecção, a colocação no local indicado e os cuidados com os PÔSTERES são de responsabilidade única e exclusiva dos autores, não cabendo a UP CURSOS E EVENTOS ônus algum relacionados à danos e extravios dos mesmos.
  4. O pôster deverá seguir as seguintes configurações:
    • Orientação RETRATO, com dimensões são de 120 cm x 90 cm;
    • A fonte ser em Arial ou Times New Roman e deverá permitir boa leitura a uma distância de 1 metro;
    • ü Título em negrito e caixa alta;
    • Escrever os nomes dos autores por extenso e separado por vírgulas. O nome do apresentador deverá estar identificado em Negrito.
    • No PÔSTER pode conter figuras e tabelas;
    • Referências: em caixa menor que dos textos acima, seguindo método ABNT;
    • A cor do plano de fundo do pôster será de livre escolha dos autores, entretanto sugerimos fundo branco.
  5. O pôster deve ser confeccionado incluindo as seguintes sessões: Introdução, Objetivos, Metodologia utilizada, Resultados e Discussão e Referências.
  6. Em se tratando de trabalho na categoria RELATO DE CASO/EXPERIÊNCIA, no local do tópico “Resultados”, deverá vir a Descrição do caso/experiência.
  7. O tempo destinado à apresentação será de 5 (cinco) minutos.

 

  1. DOS CRITÉRIOS PARA ACEITE
  1. Serão aceitos 40 (quarenta) trabalhos para a modalidade de apresentação em pôster para Congresso.

 

  1. A comunicação da CONFIRMAÇÃO de seleção dos trabalhos será através da CARTA ACEITE que os autores receberão no e-mail e constará Tema, Data e Horário da Apresentação no Evento – PÔSTER.

 

  1. DA CERTIFICAÇÃO
  1. Os certificados estarão disponíveis no site do congresso até dez dias após o término do evento.
  2. Será fornecido APENAS UM certificado por trabalho, constando o nome do apresentador e co-autor(es), citando o nome do trabalho e a forma de apresentação.
  3. Na ausência de apresentação do trabalho para o avaliador, NÃO será emitido o certificado.

 

  1. EXEMPLO PARA SUBEMETER O RESUMO

Título do Trabalho – TODO O TÍTULO EM LETRAS MAIÚSCULAS – LETRA TIMES ou ARIAL - NEGRITO - FONTE 12

 

Exemplo: UP CURSOS E EVENTOS: I CONGRESSO NORTE NORDESTE DE ENFERMAGEM

 

No Resumo Completo Anexado – colocar dados de todos autores – Nome Completo – Instituição Vinculada – Email – URL Currículo Lattes. Letra Times – Tamanho 8

Fulano da Silva Faculdade Prime, Brasil fulanodasilva@prime.com.br

http://lattes.cnpq.br/00000000000000000

 

“Resumo do Trabalho” (máximo 2.500 caracteres com espaço) – Letra Times ou Arial - 10 – Texto corrido – Espaço entre linhas 1,0 – Não colocar título – Identificar: Introdução – Objetivo(s) – Método – Resultados – Conclusão.

 

EXEMPLO:


Introdução: xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx¹ xxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxx xxxx xxxxxx xxxxxx xxxxx xxxxxxxxx xxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxx xxxxxx xxxxxx xxxxx xxxxx xxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxx xx xx xxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxx xx xx². Objetivos: xxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx, xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx. Método: xxxxxxxxxx xxxxxx xxxxxxxxxx xx xx xxxx xxxxxxx xxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx. Resultados: xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxx xxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxx xxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx³ xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxx xxxx xxxxxx xxxxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxx xxx xxx xxxxxxxx xxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxx xxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxx xxxx xxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxx xxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx. Conclusão: xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxx xxxx xxxxxxxxxxx xxxxxx xxxxxxxxxxx xxxxx xx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxx xxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxx xxxxxx xxxxx xxxx xxxxx xxxxxxxx 

 

 

Campo “Referências” (ABNT) – Colocar as referências enumeradas do texto 

 

  1. – Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx 
  2. – Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx 
  3.  – Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx 

 

 

 

Categorias – Escolher apenas 01 categoria – assinalar com um “X”

( X ) ESTUDO DE CAMPO                                  (   ) RELATO DE CASO/EXPERIÊNCIA

 

Aceite das normas – O AUTOR deve assinalar com um X no campo abaixo, obrigatoriamente, antes do envio do Resumo:

( X ) Aceito as normas descritas para envio e apresentação de Trabalhos Científicos para o I CONGRESSO NORTE NORDESTE DE ENFERMAGEM; as quais não questionarei ou acionarei a comissão dos trabalhos científicos do congresso, ou qualquer outro órgão, caso meu resumo não seja aceito ou não for classificado para apresentação. 

 

ESTE DOCUMENTO TEM VALOR PARA O I CONGRESSO NORTE NORDESTE DE ENFERMAGEM.

  • Urgência e Emergência Intra-Hospitalar
  • Enfermagem na Terapia Intensiva
  • Centro Cirúrgico e Centro de Materiais de Esterilização

Comissão Organizadora

Felipe Johnnata Fidelis Neri Santos

Comissão Científica

Raphael Costa Marinho

Jariro Edielson Rodrigues Barbosa de Sousa 

Lina Eduardo Farah

Anne Karolline Silva Santos 

 

Para informações sobre anais e artigos, segue o nosso contato:

E-mail: upcursoseeventos@gmail.com

Tel.: (79) 9.9994.1991

Por se tratar da priemira edição do Congresso Norte Nordeste de Enfermagem não houve edições anterioes.