Introdução
A ciclofosfamida é um antitumoral utilizado no tratamento de diversos cânceres e distúrbios autoimunes, porém, aumenta estresse oxidativo e inflamação, afetando diferentes órgãos e tecidos, sendo este, um fator limitante para seu uso terapêutico. A melatonina atua contra os efeitos tóxicos da ciclofosfamida em bexiga e rim. Por isso, o objetivo do nosso estudo foi avaliar o efeito da melatonina na prevenção do efeito pró-inflamatório causado pela ciclofosfamida na vasculatura.
Métodos/Objetivos
Camundongos C57BL/6 adultos (20 a 22g) foram distribuídos aleatoriamente em quatro grupos experimentais: 1.Controle(C); 2.Ciclofosfamida(CYP); 3.Melatonina(MEL) 4.Ciclofosfamida+melatonina(MC). Os animais foram tratados por 4 dias com melatonina (10 mg/kg/dia; i.p.), seguida por uma dose única de ciclofosfamida (300 mg/kg, i.p.). 24 h após a última injeção foram eutanasiados para isolamento do leito arterial mesentérico e tecido adiposo perivascular (PVAT). Os resultados foram avaliados por análise de variância de duas vias (two-way ANOVA), seguida pelo pós- teste de Bonferroni. Os níveis das citocinas pró-inflamatórias foram detectados por ensaio de ELISA (Enzyme Linked Immunono Sorbent Assay), enquanto a presença de neutrófilos e macrófagos foram avaliados pela atividade de mieloperoxidase (MPO) e N-acetilglicosaminidase (NAG), respectivamente.
Resultados
O tratamento com melatonina preveniu o aumento dos níveis de TNF-? e IL-6 (pg/mg de proteínas) induzido pela ciclofosfamida no leito mesentérico (TNF-?:C:8,8±3,1; CYP:21,9±,8; MEL:8,7±2,3; MC:9,1±1,9; n=5-7) (IL-6:C:12,1±2,76; CYP:33,7±9,7; MEL:6,3±1,3; MC:7,1±2,1). No PVAT o tratamento com melatonina não preveniu o aumento de IL-6 induzido pela ciclofosfamida. Não houve diferença significativa nos níveis de IL-1? e IL-10 em ambos tecidos após tratamento com ciclofosfamida. A ciclofosfamida diminuiu os níveis de NAG e MPO (UR de D.O/mg proteína) no leito arterial mesentérico (MPO: C:22908±1212; CYP:2736±583; MEL:20753±2012; MC:10772±926; n=5-8); (NAG: C:430±44; CYP:27±8; MEL:224±11; MC:266±33; n=6-8).
Conclusão
A melatonina previne as ações pró-inflamatórias da ciclofosfamida na vasculatura.
Comissão Organizadora (UFMG)
Presidente: Profa. Dra. Silvia Guatimosim
Comissão de Inscrição e Certificados
Coordenação: Prof. Dr. Steyner Côrtes
Equipe:
Bárbara Betônico Berg
Juliana Nascimento Campos
Karla Oliveira
Sérgio Scalzo
Comissão de Criação e Divulgação
Coordenação: Profa. Dra. Daniella Bonaventura e Prof. Dr. Stêfany Cau
Equipe:
Ana Carolina Nicoleti
Jousie Michel Pereira
Marcos Eliezeck
Kamylle Silva Ferraz
Comissão de Apoio Financeiro
Coordenação: Profa. Dra. Lucíola Barcelos e Prof. Dr. Jáder Cruz
Equipe:
Carlos Eduardo Ornelas
Alexandre Jayme Lopes Dantas Costa
Naiara de Assis Rabelo Riberiro
Melissa Tainan Silva Dias
Comissão Científica
Coordenação: Profa. Dra.Virgínia Lemos, Profa. Dra.Andreia Haibara e Dra.Cibele Rocha Resende
Equipe:
William Bruno Alves da Silva
Natália Ferreira de Araújo
Jaqueline Aparecida Souza
Gilmara Lopes Amorim
Ildernandes Vieira Alves
xxx