Introdução: A educação ambiental tem se tornado um assunto cada vez mais presente na educação infantil tendo em vista que a imaginação das crianças, são por natureza, um campo fértil de criatividade. A pré-escola é o local onde muitas crianças levam conceitos para toda a vida e introduzir a educação ambiental neste período é de extrema relevância.
Objetivo: O intuito da ação é proporcionar as crianças a conscientização de que todos nós podemos contribuir com ações ambientais e ser um agente transformador, ou seja, influenciar no futuro e no bem-estar do meio ambiente.
Metodologia: Os 3R’s (reduzir, reutilizar e reciclar) também são considerados os 3R’s da sustentabilidade, onde promovem ações e práticas das pessoas com o meio ambiente, pensando na prevenção e na não geração de resíduos, assim criando um método de vida mais sustentável.
O projeto ocorreu em um dia, onde a primeira parte seria uma palestra, onde eram abordados temas que focam na diminuição dos resíduos e na economia da matéria prima como o descarte correto de resíduos sólidos, preservação do meio ambiente, economia de água e energia e o principal foco, a reciclagem.
A segunda parte do projeto seria uma atividade recreativa onde os alunos foram estimulados a trabalhar em equipe e colocar em prática os conceitos apresentados durante a palestra sobre o tema reciclagem.
Os resíduos materiais estavam misturados com todos os tipos de resíduos recicláveis e foi solicitado para que cada criança pegasse um resíduo e colocasse na lixeira correta.
Resultados: O projeto foi realizado com aproximadamente 100 (cem) alunos. Durante a apresentação percebemos que as crianças já tinham algum conhecimento sobre os assuntos e que já praticavam pequenos atos para reduzir o consumo dos recursos naturais como por exemplo: o último aluno a sair da sala apaga a luz e também na hora de escovar os dentes abrem a torneira somente quando necessário, porém não tinham entendimento sobre a reciclagem correta da maioria dos resíduos.
Considerações Finais: Ao final do projeto foi observado o entusiasmo das crianças com este assunto que a cada dia que passa se torna mais importante. Através da educação ambiental o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente essencial à uma melhor qualidade de vida e sua sustentabilidade. Estimular as crianças a importância da preservação dos recursos naturais e incentivar o hábito da reciclagem em suas rotinas diárias faz com que elas consigam multiplicar as informações adquiridas para pessoas com quem convivem, pais e familiares e que possam prolongar a vida útil do nosso planeta.
Comissão Organizadora
Rafael Rossi
ANVISA
R3 Aline
RONALDO RUIZ
Comissão Científica