Introdução: Um dos principais motivos das subnotificações nas Organizações de saúde está relacionado à penalização, o que intimida os colaboradores a notificarem esses incidentes.
Objetivo: Gerenciar incidentes de processos assistenciais na Organização.
Metodologia: O Instituto buscou através da implementação de um sistema de notificação, estabelecer um canal entre a gestão de riscos e a assistência prestada aos pacientes. Como estratégia, o hospital desenvolveu gerentes e líderes na ferramenta de notificação e aos poucos foi uniformizando o entendimento e o conceito de gerenciar seus incidentes. Os eventos foram classificados quanto ao tipo, ocorrência, gravidade e detecção de criticidade para tratamento. Todos os incidentes recebidos foram encaminhados para análise e tratativa pelos responsáveis dos processos. O monitoramento dos planos de ação desses incidentes foi uma das atividades da gerência de riscos. Realizamos as análises e tratativas dos incidentes com auxílio de ferramentas de Qualidade como: 5 porquês, Ishicawa, 5W2H, PDCA entre outras.
Resultados: Percebe-se que com a sensibilização das equipes para notificação de incidentes, trouxe uma maior interação entre a equipe multidisciplinar. Trouxe a oportunidade de priorizarmos, analisarmos e propormos ações de mitigação dos incidentes envolvendo pacientes. Possibilitou melhorias nas inter-relações dos processos e contribuiu para redução problemas recorrentes.
Conclusão: Conclui-se com esse resultado, que o Instituto mostra um envolvimento interdisciplinar da equipe, a corresponsabilidade sobre os incidentes relatados e a maturidade em Cultura da Qualidade a nível institucional. Elimina a sensação de penalização pelas ocorrências e com isso focamos na melhoria contínua dos processos. Contudo, foi possível mostrar à alta administração, a importância do monitoramento de incidentes, como ferramenta de gestão e oportunidade de melhoria contínua.
Comissão Organizadora
Rafael Rossi
ANVISA
R3 Aline
RONALDO RUIZ
Comissão Científica