Introdução: A segurança do paciente é foco de debate pela Organização Mundial da Saúde. Uma das metas é a identificação correta do paciente, com vista a prevenir eventos adversos relacionados com a Segurança do Paciente. A identificação correta do paciente é o processo pelo qual se assegura ao paciente que a ele é destinado determinado tipo de procedimento ou tratamento, prevenindo a ocorrência de erros e enganos que o possam lesar. Nesse contexto o Instituto de Radiologia instituiu políticas e programas voltados a Segurança do Paciente, bem como na garantia da qualidade prestada ao nosso cliente e melhoria contínua de nossos processos.
Objetivo: Garantir a identificação correta dos pacientes, a fim de reduzir a ocorrência de incidentes.
Metodologia: No intuito de garantir a segurança do paciente e consequentemente o cumprimento da política institucional de identificação do paciente o setor de Qualidade do InRad iniciou em 2016 a prática de realizar auditorias nas áreas assistenciais buscando a identificação correta dos nossos clientes. A ação é realizada semanalmente, onde observamos a existência de dois marcadores preconizados pelo Instituto (nome completo e data de nascimento), elegibilidade da pulseira e conferência dos dados pelos profissionais de saúde junto ao paciente em todas as etapas do processo.
Resultados: Iniciamos essa prática em abril de 2016 nos setores da Radiologia Intervencionista, Medicina Nuclear, Tomografia e Ressonância Magnética. Tínhamos uma média geral de 96% de conformidade a adesão da política de identificação, em 2018 estamos com 98% de conformidade a adesão da política de identificação correta de paciente nos mesmos serviços citados acima.
Considerações finais: Essa metodologia trouxe maior envolvimento dos profissionais de saúde junto ao paciente. Proporcionou também uma cultura de segurança enraizada e maturidade institucional. Os profissionais de saúde estão mais engajados na busca da segurança do paciente e consequentemente na diminuição de incidentes ocasionados por falhas de processos. A melhoria contínua é algo intrínseco e discutido no dia a dia através desta ação e de muitas outras onde nos levam a cada dia mais garantir um atendimento seguro e de qualidade aos nossos pacientes.
Comissão Organizadora
Rafael Rossi
ANVISA
R3 Aline
RONALDO RUIZ
Comissão Científica