Introdução: O padrão internacional de qualidade e segurança do paciente tem por objetivo garantir a melhoria e promover práticas de segurança do paciente na prestação do cuidado. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece metas internacionais de segurança do paciente, visando à promoção de melhorias na assistência ao paciente. A Gestão de Riscos do Instituto de Radiologia tem aprimorado seus processos de qualidade e segurança do paciente através de práticas de envolvimento dos pacientes no seu cuidado. Para tanto, foi imprescindível o apoio da alta administração no desenvolvente e monitoramento dessa prática.
Objetivo: Envolver os pacientes no processo assistencial, proporcionando empoderamento e corresponsabilidade pelos seus cuidados.
Metodologia: O Instituto buscou através da prática, “Sala de Espera da Qualidade e Segurança do Paciente”, envolver os pacientes e acompanhantes que aguardavam para realizarem seus exames e/ou procedimentos. Através de uma abordagem lúdica sobre os conceitos e situações relacionadas à segurança, foi utilizado um Banner das Metas de Segurança com enfoque na sensibilização dos pacientes para fazerem parte do seu próprio cuidado durante os procedimentos de Radiodiagnósticos.
Resultados: Quando iniciamos a ação em outubro de 2016, até junho de 2018 sensibilizamos mais de 2500 pacientes e acompanhantes, distribuídos entre as salas de espera: Raio X, Ultrassom, Radioterapia, Mamografia, Tomografia, Ressonância e Medicina Nuclear.
Foram abordados os temas: Identificação do paciente, comunicação efetiva entre paciente e profissional da saúde, uso de medicamentos, lateralidade nos exames de imagem, higienização das mãos e riscos de quedas.
Considerações finais: Essa metodologia trouxe maior envolvimento dos pacientes nos cuidados pré, durante e após os procedimentos realizados na instituição. Com certeza os nossos pacientes terão uma postura mais participativa na sua segurança e questionarão sobre as condutas de cuidado durante todo seu processo assistencial.
Comissão Organizadora
Rafael Rossi
ANVISA
R3 Aline
RONALDO RUIZ
Comissão Científica