Cultura de Segurança: uma Estratégia de Qualidade

  • Autor
  • Jaqueline Tonelotto
  • Co-autores
  • Tais Aparecida Zampieri Vassi , Monica Carneiro
  • Resumo
  • Introdução: As situações que causam dano oneram o sistema de saúde prolongando a internação de pacientes com utilização de recursos adicionais e consequentemente aumento de custos operacionais.Neste cenário,a cultura de segurança do paciente ganha destaque,pois o comprometimento dos profissionais da instituiçãopara a promoção de um ambiente seguro influencia comportamentos e resultados de segurança.O partilhamento de uma cultura de segurança positiva nas insttiutições de saúde  torna-se um requisito essencial na redução de incidentes, principalmente os eventos adversos evitáveis. É através do aprendizado proativo, a partir de erros ocorridos, que acontece o redesenho de processos de trabalho para que os incidentes tornem-se cada vez mais raros. A boa comunicação entre os profissionais,a confiança mútua,percepção sobre a importância da segurança e efetividade das ações preventivas são características que identifica uma cultura de segurança inserida na instituição.O instrumento Hospital Survey on Patient Safety Culture (HSOPSC),criado pela Agency for Healthcare Research and Quality é amplamente utilizada no mundo para mensurar a cultura de segurança entre os profissionais de hospitais. O HSOPSC avalia 7 dimensões do nível da unidade do hospital e 3 do nível da organização do hospital.

    Objetivo:Demostrar a mensuração da segurança do paciente em hospital público como ferramenta estratégica para a tomada de decisão e gestão de qualidade.

    Resultado:A ferramenta foi disponibilizada na intranet para preenchimento voluntário, pesquisa realizada de junho a agosto de 2017. Respondidos 264 questionários,compreendendo adesão de 30% dos colaboradores.A segurança do paciente foi considerada Muito Boa por 59% dos colaboradores, Excelente por 21%, Regular por 20% e Ruim por 0%.Em relação às dimensões pesquisadas,o percentual de reposta representa em média que 71% reconhecem o apoio da gestão hospitalar para a segurnaça do paciente,61% responderam positivamente na dimensão do trabalho em equipe,53% respostas positivas na dimensão de passagem de plantão,74% de percepção positiva em expectativas sobre a chefia e ações promotoras de segurança, 73% de forma positiva em relação ao aprendizado institucional,70% vêem o trabalho em equipe dentro das unidades positivamente,57% consideram a instituição aberta à comunicação,64% recebem retorno da informação e comunicação sobre o erro,55% consideram receber respostas punitivas frente ao erro,43% consideram boa a adequação de pessoal.A percepção geral de segurança obteve 55% de respostas positivas e 64% percebem a frequência de notificação de eventos.

    Considerações Finais:A pesquisa de cultura de segurança do paciente ataravés da ferramenta HSOPSC pode ser um importante instrumento na gestão estratégica.Um dos principais achados nesta pesquisa foi,que apesar da maioria dos colaboradores entenderem que trabalham em uma instituição segura para o paciente,ainda possuem receio de notificar situações de risco que possam causar ou que causaram dano ao paciente por receio de sofrerem punições administrativas.Os gestores são considerados atores do desenvolvimento da segurança do paciente. A alta liderança pode embasar uma pollítica de gestão de pessoas que engaje os colaboradores a notificarem incidentes, promovendo um ambiente de escuta e acolhimento.

  • Palavras-chave
  • Cultura de Segurança, HSOPSC
  • Modalidade
  • Pôster
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