A cultura de segurança do paciente é definida como o produto de valores, atitudes, percepções, competências e padrões de comportamento de grupos e de indivíduos. É amplamente reconhecida e aceita como um grande vetor que impulsiona mudanças de comportamento e expectativas, a fim de aumentar a segurança nas instituições. A Pesquisa Hospitalar sobre a Cultura de Segurança do Paciente, da Agência para a Pesquisa e Qualidade em Saúde (AHRQ), é uma ferramenta de avaliação validada internacionalmente com o objetivo de analisar a cultura de segurança nos hospitais. Permite conhecer as percepções dos colaboradores quanto à segurança do paciente, identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria na instituição, através da avaliação de valores, crenças, normas da organização, notificação de eventos adversos, comunicação, liderança e gestão. Historicamente, a literatura mostra que há baixa adesão à Pesquisa de Cultura, o que vem despertando as instituições a criar estratégias que estimulem a participação dos funcionários, pois conhecer suas percepções quanto à segurança do paciente é a base para fortalecê-la. O objetivo deste estudo foi identificar as estratégias adotadas por um hospital terciário no Estado do Maranhão para elevar a adesão à Pesquisa de Cultura de Segurança do Paciente. Trata-se de estudo qualitativo, observacional e retrospectivo. O questionário da Pesquisa Hospitalar da AHRQ foi aplicado durante o período de 18 de junho a 06 de julho/2018. O critério de inclusão compreendeu os profissionais ativos na instituição no mês correspondente à aplicação da pesquisa, sendo excluídos os contratados há menos de seis meses. Participaram da Pesquisa, 2.473 funcionários de todos os setores do hospital, correspondendo a 77% dos colaboradores elegíveis. As estratégias utilizadas para elevar a adesão à pesquisa foram: disponibilidade do ícone de preenchimento do questionário em todos os computadores do hospital; desenvolvimento de aplicativo no Play Store, onde os funcionários tinham acesso para baixar a pesquisa em seu telefone móvel. Além de facilitar o acesso à pesquisa, outras estratégias foram implantadas, tais como: totem eletrônico nos três turnos de trabalho, com ação in loco de funcionários voluntários em todas as áreas do hospital; visitas diárias realizadas pelas técnicas de enfermagem do Núcleo de Segurança do Paciente às unidades; peças de divulgação, como cartazes colocados estrategicamente em locais de circulação dos funcionários e área de trabalho dos computadores personalizada chamando atenção para a pesquisa e contendo instruções de acesso ao questionário; envolvimento da Diretoria Médica junto ao corpo clínico e, além disso, diariamente, o Núcleo de Segurança do Paciente realizou a divulgação do ranking de adesão dos funcionários, por setor, o que gerou uma competitividade positiva entre as áreas. As estratégias adotadas por esta instituição foram consideradas positivas, tendo em vista o percentual de adesão de 77% do corpo funcional. Por essa razão, a recomendação, a partir deste estudo, é a adoção de medidas criativas que estimulem a participação dos funcionários, com o intuito de fortalecer a cultura de segurança do paciente através de ações de melhorias para o processo da assistência, minimizando assim, os potenciais riscos aos pacientes no ambiente hospitalar.
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Rafael Rossi
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R3 Aline
RONALDO RUIZ
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