A prática de notificações de ocorrências envolvendo produtos de saúde e incidentes relacionados à assistência à saúde em hospital de ensino

  • Autor
  • Silvana Andréa Molina Lima
  • Co-autores
  • Simone Fernanda Gonçalves , Juliana Oliveira
  • Resumo
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    Introdução: As notificações de ocorrências envolvendo produtos de saúde e incidentes relacionados à assistência à saúde nas instituições de saúde tem papel fundamental para o monitoramento e prevenção de danos ao paciente. No Brasil, a adoção de estratégias para melhoria dos processos assistenciais e administrativos das instituições de saúde tem sido preocupação constante. Em 2001, a ANVISA criou o Projeto Hospitais Sentinela, responsável por obter informação qualificada sobre eventos adversos e queixas técnicas de produtos de saúde, resultando em qualidade para os serviços e pacientes; e em 2013, foi criada a Política Nacional de Segurança do Paciente, com a finalidade de contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em serviços de saúde, incluindo a criação de núcleos de segurança do paciente. Objetivo: Relatar a prática de notificação de ocorrências envolvendo produtos de saúde e incidentes relacionados à assistência à saúde em hospital de ensino. Resultados: A partir de relatórios gerenciais da Gerência de Risco (criada em 2002) e Comissão de Segurança do Paciente (criada em 2014) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, no período de 2002 a 2017, foram registradas 8165 ocorrências envolvendo produtos de saúde (3875) e incidentes relacionados à assistência à saúde (4290), em média 544,3 notificações por ano. Observou-se que a partir da criação da Comissão de Segurança do Paciente na instituição, houve um aumento expressivo do número de notificações de ocorrências, representando 52,5% do total de registros. Neste período, foram adotadas estratégias como: busca ativa das ocorrências; sensibilização e treinamento da equipe; participação de alunos de graduação em Enfermagem e Medicina no processo de divulgação das atividades; elaboração de folders e protocolos; rastreamento das ocorrências; disponibilização da ficha de notificação de ocorrências on line (sistema de prontuário eletrônico); e elaboração de um sistema informatizado de gerenciamento de notificações de ocorrência. Considerações Finais: A prática de notificação de ocorrências envolvendo produtos de saúde e incidentes relacionados à assistência à saúde vem se desenvolvendo gradativamente e esse processo vem se consolidando com atitudes de profissionais responsáveis e comprometidos com o sistema, oferecendo assim, maiores informações para melhoria dos processos assistenciais e administrativos da instituição e com isso possibilitando adoção de medidas preventivas e corretivas para maior segurança dos pacientes.

     

  • Palavras-chave
  • segurança do paciente, gerenciamento de risco, notificações, incidentes, vigilância sanitária
  • Modalidade
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