Introdução: A qualidade da assistência ofertada nos serviços de saúde é um tema bastante discutido, entre seus principais atributos está à segurança do paciente, que se tornou foco de atenção internacional. No Brasil, foi instituído o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), que trata da qualificação do cuidado a saúde e da prevenção de Eventos Adversos.
Objetivo: Avaliar o grau de implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente nos hospitais públicos de alta complexidade, situados em Recife - Pernambuco.
Método: Pesquisa avaliativa, tipo análise de implantação. O Grau de Implantação (GI) foi baseado no Modelo Sistêmico, que considera as dimensões de estrutura, processo e resultados. Inicialmente foram elaborados o modelo lógico do programa, com os componentes gestão, educação permanente, vigilância e assistência, e a matriz de indicadores e julgamento do GI do PNSP. Para coleta de dados, foi aplicada em cada uma das unidades uma entrevista com roteiro pré-definido a um membro da direção e um questionário semi-estruturado ao coordenador do núcleo de segurança do paciente.
Resultados: Na análise do GI do PNSP nas cinco unidades avaliadas, verificamos que em apenas uma o programa está “parcialmente implantado” com GI 72,0%, outras três foram classificadas como “incipientes”, com GI de 55,0 a 66,0% e um caso GI de 48%, classificado como “não implantado”. Os componentes com maior GI foram Vigilância, com quatro unidades “parcialmente implantadas”, com proporção variando de 70,0% a 80,0% e uma “incipiente” (65%), e Educação Permanente com uma unidade “implantado” (100,0%), uma “parcialmente implantado” (73,3%), duas “incipientes” 66,7% e 60,0%, e outra “não implantado” (33,3%).
Conclusões: Apesar de nenhuma das unidades obter a classificação “implantada”, observou-se o empenho dos profissionais e da direção na realização da implantação do programa. E os melhores resultados nos indicadores de estrutura, demonstram que algumas atividades ainda necessitam ajustes na operacionalização do PNSP, tal qual foi planejado.
Comissão Organizadora
Rafael Rossi
ANVISA
R3 Aline
RONALDO RUIZ
Comissão Científica